
Supremo brasileiro ordena reforço de vigilância a Bolsonaro por risco de fuga



O juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o aumento do policiamento na residência de Jair Bolsonaro, acedendo a um pedido da Polícia Federal e seguindo as indicações do Procurador-Geral da República. A decisão surge a uma semana do início do julgamento do ex-chefe de Estado e baseia-se num risco de fuga, com as autoridades a temerem que Bolsonaro possa tentar refugiar-se na embaixada dos Estados Unidos. Na sua decisão, o juiz relator do processo destacou as atividades do filho do ex-Presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos. Segundo o magistrado, o 'lobby' que Eduardo Bolsonaro está a fazer junto da Casa Branca em prol do pai demonstra a existência de um risco de que Jair Bolsonaro tente "furtar-se da aplicação da lei penal", especialmente com a proximidade do julgamento.
Por essa razão, as medidas de reforço de vigilância foram consideradas "absolutamente necessárias e adequadas".
Jair Bolsonaro, que se encontra detido em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, será julgado a partir da próxima terça-feira juntamente com outros sete réus.
O ex-Presidente responde pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património tombado.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Migrantes. Democratas condenam detenção de 2 bombeiros durante fogo
O governador de Washington, Bob Ferguson, e a senadora desse estado, Patty Murray, ambos democratas, condenaram hoje o governo de Donald Trump pela suposta detenção pelas autoridades migratórias de dois bombeiros envolvidos no combate a um incêndio naquele estado.

Guterres garante cooperação com Líbano e Israel para transição da FINUL
As Nações Unidas cooperarão estreitamente com os Governos do Líbano e de Israel para garantir uma transição segura e ordenada da missão da ONU no Líbano (FINUL) da sua área de operações, garantiu hoje o secretário-geral, António Guterres.

Ministro israelita defende anexação de Gaza caso Hamas não se renda
O ministro das Finanças israelita, Bezalel Smotrich, pertencente à fação de extrema-direita do executivo, defendeu hoje a anexação da Faixa de Gaza, caso o grupo islamita palestiniano Hamas continue a recusar-se a depor as armas.

Juíza dos EUA mantém ordem de suspensão de 'Alcatraz dos Jacarés'
A juíza federal Kathleen Williams rejeitou hoje o pedido da administração do presidente norte-americano, Donald Trump, para suspender uma decisão anterior que determinava o desmantelamento do centro de detenção de imigrantes na Florida, conhecido como "Alcatraz dos Jacarés".