
Supremo dos EUA permite detenção de migrantes em Los Angeles após recurso de Trump



Com uma votação de seis a favor e três contra, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos posicionou-se ao lado do governo de Donald Trump, suspendendo uma decisão temporária de um juiz federal que, em julho, havia proibido as rusgas de imigração em Los Angeles baseadas apenas na aparência, idioma ou tipo de trabalho das pessoas. A decisão permite que os agentes da Imigração e Alfândega (ICE) continuem as suas operações de detenção de migrantes com base em preconceitos raciais e sem causa provável, enquanto o caso prossegue em instâncias inferiores. Na justificação da maioria, o juiz Brett Kavanaugh argumentou que a ordem de suspensão do tribunal inferior foi demasiado longe ao restringir as abordagens dos agentes do ICE.
Embora tenha afirmado que a etnia por si só não constitui suspeita razoável, Kavanaugh escreveu que esta pode ser um "fator relevante" quando considerada em conjunto com outros elementos. Sublinhou ainda que a lei federal permite há décadas a detenção de imigrantes com base numa suspeita razoável de presença ilegal, abrangendo vários governos presidenciais.
A juíza Sonia Sotomayor, numa contundente discordância acompanhada pelos seus dois colegas liberais, classificou a decisão como um "grave abuso".
Sotomayor escreveu que inúmeras pessoas em Los Angeles foram "agarradas, atiradas ao chão e algemadas simplesmente por causa da sua aparência, do seu sotaque e do facto de ganharem a vida com trabalho manual", e que a decisão do tribunal sujeita desnecessariamente mais pessoas a estas "indignidades".
Esta deliberação representa uma vitória significativa para a Casa Branca, que promove uma política de deportações em massa.
A medida poderá criar um precedente para operações do ICE noutras grandes cidades americanas com elevada concentração de imigrantes.
As rusgas na área de Los Angeles já tinham gerado forte oposição social e confrontos, transformando a Califórnia num símbolo de resistência às políticas de imigração do governo Trump.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
Ministério da Saúde de Gaza pede proteção para hospitais do norte
O Ministério da Saúde de Gaza lançou hoje um novo apelo à comunidade internacional para garantir a proteção imediata dos hospitais e equipas médicas na capital do enclave.

Flotilha humanitária publica vídeo com ataque de drone ao navio
A Flotilha Global Sumud (GSF, na sigla em inglês) difundiu hoje um vídeo em que mostra o ataque de um drone ao navio da organização ativista, com bandeira portuguesa, onde viajam para Gaza membros da sua direção.

China felicita Coreia do Norte pelos 77 anos e reafirma laços bilaterais
O presidente chinês, Xi Jinping, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, por ocasião do 77º aniversário da fundação da Coreia do Norte, reiterando a vontade de Pequim em manter e desenvolver os laços bilaterais.

China, Rússia e Mongólia realizam manobras de cooperação fronteiriça
China, Rússia e Mongólia realizaram entre 08 e 09 de setembro o exercício "Cooperação Fronteiriça-2025", as primeiras manobras conjuntas organizadas pelas forças de defesa de fronteiras dos três países, informou hoje a imprensa oficial chinesa.