menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Supremo Tribunal dos EUA bloqueia envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago pela administração Trump

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recusou autorizar a administração de Donald Trump a enviar tropas da Guarda Nacional para a região de Chicago, uma medida enquadrada na sua política anti-imigração que visa intervir em cidades governadas por democratas.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Supremo Tribunal dos EUA rejeitou na terça-feira um pedido de emergência do governo de Donald Trump para anular uma decisão de uma instância inferior que bloqueava o envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago. A decisão da mais alta instância judicial do país, que demorou mais de dois meses a ser tomada, confirma a deliberação da juíza distrital April Perry e representa um revés para a política anti-imigração do Presidente.

Na sua fundamentação, os juízes argumentaram que a administração não conseguiu apresentar uma base legal que justificasse o envio de militares, uma ação que a lei só permite em circunstâncias excecionais. Segundo o tribunal, "nesta fase preliminar, o governo não conseguiu identificar uma fonte de autoridade que permita aos militares executar as leis no Illinois".

A decisão não foi unânime, contando com os votos vencidos dos juízes Samuel Alito, Clarence Thomas e Neil Gorsuch.

O juiz Brett Kavanaugh, embora concordando com o bloqueio, ressalvou que teria concedido mais liberdade ao Presidente em cenários futuros.

Apesar de não ser definitiva, esta deliberação pode influenciar outros processos judiciais que contestam as tentativas de Trump de usar forças federais em cidades administradas por democratas.

Cumprindo uma promessa eleitoral, Trump tem ordenado operações para deter e deportar imigrantes ilegais.

Desde agosto, enviou agentes do ICE e do CBP, bem como a Guarda Nacional, para várias cidades sob o pretexto de combater a "criminalidade galopante", focando-se na detenção de imigrantes indocumentados. Além de Chicago, com a "Operação Midway Biltz", cidades como Los Angeles, Washington DC, Memphis, Portland e São Francisco foram alvo de destacamentos ou ameaças. A resistência tem sido judicial e política, com o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a processar a Casa Branca pelo envio de tropas para Los Angeles e a ameaçar fazer o mesmo em relação a São Francisco, o que levou a um recuo da administração.

Artigos

4
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones