
Libertação de Christian Brückner, principal suspeito no caso Maddie McCann



Christian Brückner, o principal suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann, foi libertado esta semana após cumprir uma pena de sete anos de prisão na Alemanha. A condenação dizia respeito à violação de uma mulher norte-americana de 72 anos no Algarve, em 2005. A sua libertação esteve em risco de ser adiada por 56 dias devido a uma multa não paga de 1.446 euros, referente a crimes de condução sob o efeito do álcool, uso de matrícula falsa e agressão a uma ex-namorada, mas uma doação anónima saldou a dívida. Apesar de estar em liberdade, Brückner ficará sujeito a rigorosas medidas de vigilância. As autoridades alemãs, respondendo a um pedido do Ministério Público, impuseram o uso de pulseira eletrónica, a obrigação de ter residência fixa e a proibição de sair da Alemanha sem autorização. Esta decisão baseia-se numa avaliação psiquiátrica que concluiu que existe um elevado risco de reincidência em crimes sexuais, uma vez que o arguido não recebeu qualquer tratamento terapêutico durante o período de reclusão.
A libertação não encerra a investigação ao “caso Maddie”.
As polícias do Reino Unido, Alemanha e Portugal confirmam que Brückner, de 49 anos, se mantém como o principal suspeito, embora não existam provas suficientes para deduzir uma acusação formal pelo sequestro e presumível homicídio da criança britânica, desaparecida da Praia da Luz em maio de 2007. Recentemente, Brückner recusou ser interrogado pela Polícia Metropolitana de Londres, que tinha emitido uma carta rogatória internacional para o efeito.
As autoridades continuam a procurar provas.
Em junho, buscas solicitadas pela Alemanha foram realizadas na zona da Atalaia, em Lagos, mas não produziram resultados conclusivos.
O procurador alemão admitiu a fragilidade das provas existentes.
No entanto, as suspeitas foram reforçadas pelo testemunho de um ex-conhecido, Helge Busching, que afirmou em entrevista ter “cem por cento de certeza” da culpa de Brückner.
Brückner sempre negou qualquer envolvimento no caso.
Artigos
36



































Atualidade
Ver mais
Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Elvas destrói sítio arqueológico para construir habitação social
Elvas, cidade património mundial, voltou a ser notícia por motivos que deviam envergonhar qualquer responsável. A Câmara Municipal decidiu avançar com um conjunto habitacional de 87 fogos na Quinta de Santo António na freguesia da Terrugem e não se deu ao trabalho de respeitar que o local é arqueologicamente relevante. Vestígios de ocupação romana, incluindo …

Homem sente-se mal na 'Fernão de Ornelas'
Há instantes os Bombeiros Voluntários Madeirenses estiveram na Rua Dr. Fernão de Ornelas, no Funchal, para socorrer um homem, na faixa etária dos 60 anos, que se sentiu mal e que estava a vomitar. Após primeiros socorros, foi transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Antiga empregada de limpeza confessa furto de peças no valor de milhares de euros em Ovar
Uma mulher de 30 anos assumiu no Tribunal de Aveiro, esta terça-feira, a autoria de furtos de objetos de valor, nomeadamente peças em ouro, de uma residência em Esmoriz, concelho de Ovar, onde prestou serviços de limpeza, em 2022. No mesmo processo, está a ser julgado um ourives acusada do crime de receção das peças. […] O conteúdo Antiga empregada de limpeza confessa furto de peças no valor de milhares de euros em Ovar aparece primeiro em Notícias de Aveiro.