Sword Health Impulsiona Portugal como Centro Global de IA na Saúde com Investimento de 250 Milhões



A Sword Health, empresa portuguesa que atua na prestação de cuidados de saúde através de inteligência artificial (IA), anunciou um investimento de 250 milhões de euros em Portugal até 2028. O anúncio, que contou com a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro no escritório da empresa no Porto, visa impulsionar a criação de um 'hub' mundial de inovação para o uso de IA na saúde, consolidando a posição do país como um líder na área, segundo o CEO e fundador, Virgílio Bento.
O investimento assenta em três pilares estratégicos: recursos humanos qualificados, infraestrutura tecnológica e Investigação & Desenvolvimento (I&D).
No que diz respeito aos recursos humanos, a empresa planeia aumentar a sua equipa em Portugal de cerca de 500 para mais de 930 pessoas, duplicando o investimento anual nesta área para 60 milhões de euros. O número de engenheiros mais do que duplicará, passando de 340 para mais de 700. Haverá um foco no recrutamento de profissionais com doutoramento e na integração de recém-licenciados, através da atribuição de mais de 60 bolsas de doutoramento e mestrado, reforçando a ligação com o meio académico, que já inclui parcerias com as universidades de Évora, Trás-os-Montes e o Politécnico de Castelo Branco. No pilar da infraestrutura, a Sword Health investirá em computação avançada para a criação e treino de modelos de IA, começando com 10 milhões de euros em 2026, valor que poderá atingir os 27 milhões anuais em 2028. Paralelamente, o investimento em I&D duplicará nos próximos três anos, potenciando a colaboração com universidades e centros de investigação portugueses para reforçar a capacidade de inovação científica e tecnológica. Considerada o principal exportador europeu de IA em saúde, a Sword Health já tratou mais de 600.000 pacientes em três continentes e prevê quadruplicar o seu volume de negócios até 2027. Com este investimento, espera-se a criação de postos de trabalho qualificados, a captação de investimento internacional e a exportação de modelos de saúde desenvolvidos em Portugal para o resto do mundo.
Artigos
19Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







