menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Tabaco e Colesterol: A Dupla de Risco nos Enfartes Precoces

O tabagismo e o colesterol elevado são os principais fatores de risco para a ocorrência de enfartes do miocárdio em idades precoces, superando ameaças tradicionalmente conhecidas como a hipertensão ou a diabetes.
News ImageNews ImageNews Image

Um estudo realizado em Espanha, que envolveu vinte hospitais e mais de 500 pacientes com enfarte agudo do miocárdio, concluiu que o tabagismo e as alterações nos níveis de colesterol são os fatores-chave para a ocorrência de enfartes em idades consideradas precoces. A investigação, noticiada pela agência EFE, alerta para um perfil de risco diferente nos pacientes mais jovens.

Os especialistas definem o enfarte precoce como aquele que ocorre antes dos 55 anos nos homens e antes dos 65 anos nas mulheres.

Segundo o cardiologista espanhol Héctor Bueno, os pacientes que sofreram um enfarte precoce apresentaram uma menor prevalência de hipertensão e diabetes em comparação com outros grupos. No entanto, demonstraram uma prevalência significativamente maior de tabagismo ativo e hipercolesterolemia, ou seja, níveis elevados de colesterol.

Os dados do estudo são claros, revelando que 60% dos pacientes que sofreram um enfarte do miocárdio em idade precoce eram fumadores ativos.

Este resultado sublinha a forte associação entre o consumo de tabaco e os acidentes cardiovasculares em populações mais jovens. Perante estas evidências, os cardiologistas reforçam a importância de uma gestão rigorosa e focada nestes fatores de risco específicos — tabagismo e colesterol — como medida preventiva fundamental contra o enfarte do miocárdio em jovens adultos.

Artigos

13

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones