menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal em Contraciclo: Crescimento Económico Robusto Destaca-se na Moderação da Zona Euro

A economia da zona euro registou um crescimento modesto e uma taxa de desemprego estável no terceiro trimestre de 2025, um cenário contrastado pelo forte desempenho de Portugal, que se destacou com uma das maiores subidas do Produto Interno Bruto (PIB) e uma taxa de desemprego inferior à média.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados preliminares do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, o PIB da zona euro cresceu 1,3% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto na União Europeia (UE) a subida foi de 1,5%. Na variação em cadeia, o crescimento foi de 0,2% na zona euro e 0,3% na UE, indicando uma ligeira aceleração face ao trimestre anterior, mas uma desaceleração em termos homólogos.

Neste contexto, Portugal evidenciou um desempenho notável, contrariando a tendência de abrandamento da zona euro.

A economia portuguesa expandiu-se 2,4% em termos homólogos, uma aceleração face aos 1,8% do trimestre anterior e uma das taxas mais elevadas entre os países com dados disponíveis, superada apenas pela Irlanda (12,3%), Espanha (2,8%) e República Checa (2,7%).

Na comparação em cadeia, o crescimento de 0,8% de Portugal foi o segundo mais elevado, a seguir à Suécia (+1,1%).

Em contraste, a economia alemã estagnou.

No que diz respeito ao mercado de trabalho, a taxa de desemprego na zona euro manteve-se estável em 6,3% em setembro de 2025, valor idêntico ao de agosto de 2025 e setembro de 2024. Na UE, a taxa foi de 6,0%, também estável em relação ao mês anterior, mas ligeiramente acima dos 5,9% do ano anterior. O Eurostat estima que, em setembro, havia 11,003 milhões de pessoas desempregadas na zona euro e um total de 13,246 milhões na UE. Portugal registou uma taxa de desemprego de 6,0% em setembro, posicionando-se abaixo da média da zona euro. Este valor representa uma descida face aos 6,5% registados no mesmo mês de 2024, embora assinale uma ligeira subida em comparação com os 5,9% de agosto de 2025. A taxa de desemprego jovem na zona euro situou-se nos 14,4%, um ligeiro aumento face ao mês anterior.

Artigos

13

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa