Mercado de Trabalho em Portugal: Desemprego Geral Recua mas Sobe entre os Jovens



De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego fixou-se em 5,8% entre julho e setembro de 2025. Este valor representa uma diminuição de 0,1 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre do mesmo ano e uma descida de 0,3 pontos percentuais quando comparado com o terceiro trimestre de 2024. Em termos absolutos, a população desempregada foi estimada em 326,6 mil pessoas, o que corresponde a uma redução de 0,9% (2,9 mil pessoas) face ao trimestre anterior e de 2,4% (8,1 mil pessoas) em termos homólogos. Em contrapartida, a população empregada aumentou para 5.332,1 mil pessoas, um crescimento de 1,6% em relação ao trimestre precedente e de 3,7% face ao mesmo período do ano anterior.
A população inativa também diminuiu, tanto na comparação trimestral (-1,3%) como na homóloga (-1,1%).
Apesar da tendência geral positiva, a taxa de desemprego jovem, que abrange a faixa etária dos 16 aos 24 anos, registou um aumento.
A taxa foi estimada em 18,8%, subindo 0,7 pontos percentuais em comparação com os três meses anteriores. No entanto, em termos homólogos, verificou-se um recuo de 0,9 pontos percentuais. Os dados do INE revelam ainda que a proporção de população empregada em regime de teletrabalho foi de 19,4%, um valor inferior ao do segundo trimestre de 2025, mas ligeiramente superior ao do terceiro trimestre de 2024. A taxa de subutilização do trabalho também diminuiu para 9,9%, refletindo uma redução tanto em cadeia como homóloga.
Artigos
15Economia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

A recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo destacou, ontem, a importância de gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Durante uma conferência de imprensa realizada por ocasião da 26.ª Assembleia Geral desta agência das Nações Unidas, que terminará esta terça-feira em Riade, Shaikha Al Nowais assinalou que o aumento de visitantes em destino

Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.







