menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Taxa de inflação abranda para 2,4% em setembro

A taxa de inflação em Portugal registou um abrandamento em setembro, interrompendo uma trajetória de cinco meses consecutivos de aceleração e fixando-se nos 2,4%, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE).
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com os dados provisórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação fixou-se em 2,4% em setembro, o que representa uma diminuição de 0,4 pontos percentuais em relação à variação registada em agosto. Esta desaceleração é a primeira a ser observada após cinco meses consecutivos de aumentos no Índice de Preços no Consumidor (IPC).

A análise da inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos, também revela uma tendência de abrandamento.

Este indicador registou uma variação de 2%, uma taxa inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior, sinalizando uma moderação mais generalizada na subida dos preços. No que diz respeito aos componentes mais voláteis, o índice relativo aos produtos energéticos apresentou uma variação de 0,3%, contrastando com a variação de -0,2% verificada em agosto. Por outro lado, o índice referente aos produtos alimentares não transformados manteve-se inalterado, com uma variação homóloga de 7%, continuando a ser um dos principais focos de pressão sobre o custo de vida. Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC foi de 0,9% em setembro. Este valor representa uma inversão face à variação de -0,2% registada em agosto e é inferior à de 1,3% observada em setembro de 2024.

Artigos

15

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa