Crédito em Duas Velocidades: Juros da Habitação Atingem Mínimos de 2022 Enquanto Empresas Enfrentam Ligeira Subida



A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, incluindo renegociações, diminuiu em setembro pelo oitavo mês consecutivo, fixando-se em 2,84%, o valor mais baixo desde outubro de 2022.
Segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta representa a 22.ª descida nos últimos 23 meses.
As taxas de juro para o consumo (8,76%) e para outros fins (3,51%) também registaram ligeiras reduções. O volume total de novas operações de empréstimos a particulares aumentou para 3.409 milhões de euros, impulsionado principalmente pelos novos contratos para habitação, que totalizaram 2.076 milhões de euros. A modalidade de taxa mista dominou o mercado, representando 71% dos novos contratos de crédito à habitação em setembro, com uma taxa de juro média de 2,74%. Em comparação, os contratos a taxa fixa tiveram uma média de 3,46% e os de taxa variável 2,80%. Apesar da descida dos juros, a prestação média mensal do stock de empréstimos à habitação subiu pela primeira vez desde abril de 2024, para 413 euros.
No segmento empresarial, a tendência foi inversa.
A taxa de juro média das novas operações de empréstimos a empresas subiu de 3,54% em agosto para 3,59% em setembro. Este aumento foi motivado pela subida dos juros nos empréstimos de montante superior a um milhão de euros, que se fixaram em 3,38%. Já a taxa para empréstimos até um milhão de euros diminuiu ligeiramente para 3,76%. O montante total de novos empréstimos concedidos às empresas também cresceu, atingindo 2.210 milhões de euros, um aumento de 174 milhões face ao mês anterior.
Artigos
10Economia
Ver mais
As empresas de base tecnológica e inovadora, com sede em Portugal, podem apresentar a sua candidatura à 19.ª edição dos Prémios EmpreendeXXI até ao dia 4 de dezembro.

Pela mão da Nova SBE e da NOVA School of Law, o programa LawWithoutWalls (LWOW) promove a colaboração interdisciplinar entre direito, gestão e tecnologia, e tem a sua primeira edição em março de 2026.

O Brasil vai levar mais de 300 'startups' para participarem na próxima edição da conferência Web Summit em Lisboa, depois de nos últimos três anos o contingente brasileiro ter conseguido gerar cerca de 15 milhões de euros. "O Brasil reúne polos fortes em tecnologia, agronegócio, energia e impacto social. É um ecossistema reconhecidamente criativo, adaptável e apoiado por uma das maiores redes de fomento ao empreendedorismo do mundo", frisou, em comunicado, a Head de Startups do Serviço Brasileir

Um projeto português de construção de uma fábrica de baterias de lítio está entre os 61 selecionados pela Comissão Europeia para financiamento no âmbito da redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). No total, o executivo comunitário prevê um financiamento de 2,9 mil milhões de euros para os 61 projetos de tecnologia de ponta de impacto zero. Em Portugal, foi escolhido o projecto NEXTGEN CAM, dedicado à produção de material ativo de cátodo LNMO (óxido de lítio-níquel-manganês), utilizado






