menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Recuo da Taxa de Juro no Crédito à Habitação em Setembro

A taxa de juro no crédito à habitação recuou em setembro para o valor mais baixo desde abril de 2023, fazendo com que, pela primeira vez desde maio de 2023, a componente de juros representasse menos de metade da prestação mensal.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação desceu para 3,228% em setembro, o que representa uma redução de 7,9 pontos base em relação a agosto. Este valor assinala uma diminuição acumulada de 142,9 pontos base desde o pico de 4,657% atingido em janeiro de 2024. A tendência de descida verificou-se também na Região Autónoma da Madeira, onde a taxa se fixou em 3,252%.

Para os contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu para 2,873%. A redução da taxa de juro refletiu-se no valor médio da prestação mensal para a totalidade dos contratos, que se fixou em 393 euros, menos um euro face ao mês anterior e uma descida de 11 euros em termos homólogos. O INE sublinha um marco importante: pela primeira vez desde maio de 2023, a componente de juros (195 euros) representou menos de 50% da prestação (49,6%), sendo inferior ao capital amortizado (198 euros). Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação aumentou 15 euros para 666 euros, uma subida de 7,1% face ao mesmo mês do ano anterior. Em setembro, o capital médio em dívida para a totalidade dos créditos aumentou 634 euros, para 73.496 euros, enquanto para os contratos mais recentes o montante médio em dívida foi de 163.761 euros. Este contexto de descida dos juros no crédito à habitação surge numa altura em que as taxas Euribor apresentaram um comportamento misto, com a Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal, a registar uma subida numa das sessões do mês.

A evolução ocorre após o Banco Central Europeu (BCE) ter mantido as suas taxas diretoras inalteradas.

Artigos

20
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa