Taxa Turística de Viana do Castelo Impulsiona Investimento Local e Projeção Cultural



Desde a sua implementação a 6 de agosto de 2024, a cobrança da taxa turística em Viana do Castelo resultou numa receita de 433.550 euros. Segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre, este valor, que resulta da aplicação de uma taxa de 1,50 euros na época alta e um euro na época baixa por dormida, será mantido em 2026. A autarquia justificou a criação desta taxa com o aumento significativo do número de estabelecimentos de alojamento local, que passaram de oito em 2014 para 408 em 2021, e o consequente crescimento do número de hóspedes e dormidas no concelho. O montante arrecadado será aplicado em diversas iniciativas municipais, como a manutenção do mobiliário urbano, o reforço da limpeza da cidade e a promoção de eventos.
Um dos principais exemplos do investimento desta verba é o apoio à produção do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”. O município já atribuiu um apoio de 65 mil euros à produtora Watermelon Productions, valor que, segundo o autarca, será reforçado para ajudar a projetar a identidade e os valores culturais de Viana do Castelo a nível global. A produção, com um investimento total de 10 milhões de euros, tem a sua antestreia marcada para o verão de 2026 no Teatro Municipal Sá de Miranda e eventos de lançamento previstos para Londres e Nova Iorque. De acordo com o regulamento municipal, a taxa é devida por cada hóspede com idade superior a 16 anos, por noite, até um máximo de cinco noites consecutivas.
Abrange todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local no concelho.
Estão isentos do pagamento os hóspedes que se desloquem a Viana do Castelo a convite da câmara, por motivos de saúde, pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, e indivíduos deslocados dos seus países de origem que residam temporariamente em Portugal.
Artigos
16Local
Ver mais
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais para o quadriénio 2025-2029 realizar-se-á a partir das 17h00, na Gare Marítima de Alcântara, com a posse dos 17 eleitos para a Câmara de Lisboa e dos 75 deputados da Assembleia Municipal, em que se incluem os 24 presidentes de juntas de freguesia.

O espírito natalício está já a espalhar-se pelos vários municípios portugueses. Este fim de semana, chega a Palmela, com o programa “Viva o Natal no Município de Palmela”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com várias associações locais. Durante quase dois meses, entre 14 de novembro e 6 de janeiro de 2026, o […] O conteúdo Palmela vai celebrar o Natal com mercados temáticos e um presépio vivo aparece primeiro em NiT.

A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada


