menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Pedido Inédito do Tribunal Constitucional ao Parlamento Gera Incerteza sobre Orçamento de Estado

O Presidente do Tribunal Constitucional solicitou, de forma inédita e urgente, uma audiência na Assembleia da República no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026, gerando especulação sobre as suas motivações.
News ImageNews ImageNews Image

Um pedido inédito e urgente do Presidente do Tribunal Constitucional (TC) para ser ouvido na Assembleia da República está a marcar a discussão em torno do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

A solicitação, cuja razão não foi divulgada, apanhou de surpresa os quadrantes políticos, que aguardam esclarecimentos sobre as motivações por detrás desta iniciativa sem precedentes.

O desconhecimento sobre o tema da audiência é transversal.

O ministro Miranda Sarmento declarou publicamente não ter sido contactado pelo presidente do TC, assumindo não conhecer as "preocupações" específicas que levaram à formalização do pedido.

Esta ausência de comunicação prévia acentua o mistério em torno da situação.

A reação política não se fez esperar, com o deputado Eduardo Teixeira, do Chega, a considerar o pedido "preocupante" e a sublinhar o seu caráter "inédito", uma perceção partilhada por outros parlamentares.

Apesar da urgência invocada, a audiência só deverá ser agendada para a próxima semana, prolongando a incerteza.

Nos corredores do parlamento, a especulação sobre o motivo do pedido já começou, sendo que uma das hipóteses admitidas pelos deputados é a de que o tema central possa ser a autonomia orçamental do próprio Tribunal Constitucional. Caso se confirme, esta seria uma intervenção direta e rara do presidente de um órgão de soberania na discussão orçamental para defender as suas prerrogativas financeiras e de gestão. Um dos artigos menciona também a preocupação do Tribunal de Contas sobre o endividamento nos Açores, mas este é um assunto distinto do pedido do TC.

Artigos

6

Economia

Ver mais
News Image
Café entre os produtos que mais encareceram no cabaz alimentar, agora nos 244,34 euros.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O cabaz alimentar voltou a subir e já custa 244,34 euros, o segundo valor mais alto dos últimos três anos. A tendência de aumento mantém-se pelo terceiro mês consecutivo, refletindo o agravamento dos preços da carne, peixe, ovos e café, produtos essenciais no dia a dia dos portugueses. Na mercearia de António, em Oeiras, o […] O Artigo Café entre os produtos que mais encareceram no cabaz alimentar, agora nos 244,34 euros. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
News Image
PodTEXT | Já tenho PPR e ETFs - Onde invisto a seguir?

Neste episódio do Vamos a Contas, respondo a uma dúvida que muitos investidores têm depois de dar os primeiros passos: “Já tenho PPR e ETFs, devo diversificar os meus investimentos ainda mais?”A conversa parte da experiência real de um ouvinte que já diversificou entre poupança para a reforma e fundos, mas quer perceber se vale a pena procurar novas opções como ações individuais, imobiliário, ouro, certificados ou obrigações.

Source LogoContas Poupança
News Image
“Temos 2 milhões de trabalhadores no salário mínimo, isto reflete que estamos a igualar os salários por baixo”

Entrevista com Luís Leitão, dirigente da União de Sindicatos de Setúbal (CGTP-IN) sobre o Pacote Laboral proposto pelo Governo (PSD e CDS). Contem 59 páginas de alterações à legislação laboral e o objetivo é facilitar despedimentos, desregular ofertas de emprego (mais competição no mercado de trabalho), aumentar horários e limitar os direitos à greve e associação sindical. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: “Temos 2 milhões de trabalhadores no salário mínimo, isto reflete que estamos a igualar os salários por baixo”

Source LogoDiário do Distrito
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones