
TdC chumba recurso de Idanha-a-Nova para criação de cartão de saúde



O Tribunal de Contas (TdC) julgou improcedente o recurso apresentado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, confirmando a recusa de visto a um contrato para a criação do "Cartão Raiano de Saúde". A decisão final do tribunal baseia-se no facto de a aprovação da medida não ter passado pela Assembleia Municipal, o único órgão com competência para deliberar sobre matérias relacionadas com o direito à saúde. No seu acórdão, o TdC reconhece que as autarquias locais têm um papel na efetivação do direito à proteção da saúde e que a criação do cartão constitui um serviço de interesse público, especialmente num contexto de fragilidades do Serviço Nacional de Saúde. No entanto, o tribunal é taxativo ao afirmar que, embora a saúde esteja entre as competências do município, a deliberação sobre estas matérias cabe exclusivamente à Assembleia Municipal, e não à Câmara Municipal, o que viciou o processo inicial.
O contrato em causa, recusado inicialmente em maio, fora celebrado com a empresa RNA Seguros, S.A., em 31 de outubro de 2024. Tinha um valor de 769.012 euros, acrescido de IVA, e um prazo de execução de 730 dias. A autarquia tinha recorrido da primeira decisão, defendendo a necessidade de garantir serviços de saúde de proximidade em territórios de baixa densidade para cidadãos sem outros subsistemas de saúde. Após a decisão desfavorável do recurso, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, anunciou que a autarquia irá avançar com um novo concurso público para a aquisição de serviços de seguro para o mesmo cartão. A proposta será, desta vez, apresentada para votação na Assembleia Municipal até ao final do corrente mês, de modo a cumprir o requisito legal apontado pelo Tribunal de Contas.
Artigos
7






Política
Ver mais
Marcelo discursa hoje na ONU. Recorde os discursos anteriores
Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar hoje pela sexta e última vez como Presidente da República na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde se estreou no seu primeiro ano de mandato, 2016.

Marcelo discursa hoje pela sexta e última vez na Assembleia Geral da ONU
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer hoje a sua sexta e última intervenção em representação de Portugal na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no primeiro dia de debate entre líderes mundiais.

Do Porto a Lisboa, debates e sondagens: quem ganhará as autárquicas?
Os debates arrancaram, as sondagens prometem lutas disputadas. Neste episódio, analisamos o arranque da última eleição do ano — que se multiplica por 308 concelhos

Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.