
TNSJ homenageia Ricardo Pais no seu 80.º aniversário



A homenagem a Ricardo Pais integra-se no programa "RP 80", que decorre entre 16 e 19 de outubro. O ponto alto das celebrações será a cerimónia oficial, a 16 de outubro, em que a sala principal do TNSJ passará a designar-se Sala Ricardo Pais, um reconhecimento pelo papel do encenador na conceção da estrutura e ideário da instituição.
Ricardo Pais confessou-se "comovido" com a distinção, que encara com o seu característico humor.
O programa comemorativo inclui também a reposição de duas das suas peças mais emblemáticas: "Turismo Infinito", baseada em Fernando Pessoa, e "al mada nada", inspirada num conto de Almada Negreiros.
O encenador considera estas obras "uma boa amostra" do seu percurso, referindo que a escolha se deveu a razões práticas.
Nascido em Leiria em 1945, Ricardo Pais é um dos mais influentes encenadores do pós-25 de Abril. Com formação em Londres, afirmou-se pela renovação estética e institucional do teatro português, tendo dirigido o TNSJ em dois períodos (1996-2000 e 2002-2009).
A sua carreira de mais de cinco décadas inclui encenações marcantes e participações como ator no cinema.
As celebrações do "RP 80" contam ainda com o lançamento do livro "Despesas de Representação -- Ditos e Escritos (1975-2025)".
O TNSJ sublinha que a iniciativa é um "exercício de atenção" à obra de uma figura central que reinventou a arte da cena em Portugal.
Artigos
8







Cultura e Entretenimento
Ver mais
A edição em papel do seu jornal terras do Ave tem uma entrevista a Jo Maia (nome artístico), maestrina de Vila do Conde que está a desenvolver o seu trabalho na Alemanha. Ontem já lhe demos a conhecer a formação desta vilacondense (no final desta página encontra um acesso para esse trecho da entrevista), mas, […]

A Confraria do Boneco de Estremoz inaugurou este sábado, 18 de outubro, a sua nova sede, instalada no Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, em Estremoz. O momento marcou o início de uma nova fase para a instituição, que tem vindo a afirmar-se como uma das principais promotoras do património cultural e imaterial da cidade. O […]

O presidente do Governo dos Açores disse hoje que sente “um enorme orgulho” no contributo da história açoriana para a cultura portuguesa e que a referência nacional tem de abranger a “projeção atlântica” e a cultura insular. “Eu, na verdade, sinto […] um enorme orgulho na história açoriana para a cultura portuguesa e para identidade […] O conteúdo Bolieiro tem “enorme orgulho” no contributo da história açoriana para a cultura portuguesa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Não é um filme óbvio. Demora a digerir, a encontrar uma linha condutora e a…