menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

TNSJ homenageia Ricardo Pais no seu 80.º aniversário

O Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto, presta homenagem a uma das figuras centrais do teatro português, o encenador Ricardo Pais, atribuindo o seu nome à sala principal por ocasião do seu 80.º aniversário.
News ImageNews ImageNews Image

A homenagem a Ricardo Pais integra-se no programa "RP 80", que decorre entre 16 e 19 de outubro. O ponto alto das celebrações será a cerimónia oficial, a 16 de outubro, em que a sala principal do TNSJ passará a designar-se Sala Ricardo Pais, um reconhecimento pelo papel do encenador na conceção da estrutura e ideário da instituição.

Ricardo Pais confessou-se "comovido" com a distinção, que encara com o seu característico humor.

O programa comemorativo inclui também a reposição de duas das suas peças mais emblemáticas: "Turismo Infinito", baseada em Fernando Pessoa, e "al mada nada", inspirada num conto de Almada Negreiros.

O encenador considera estas obras "uma boa amostra" do seu percurso, referindo que a escolha se deveu a razões práticas.

Nascido em Leiria em 1945, Ricardo Pais é um dos mais influentes encenadores do pós-25 de Abril. Com formação em Londres, afirmou-se pela renovação estética e institucional do teatro português, tendo dirigido o TNSJ em dois períodos (1996-2000 e 2002-2009).

A sua carreira de mais de cinco décadas inclui encenações marcantes e participações como ator no cinema.

As celebrações do "RP 80" contam ainda com o lançamento do livro "Despesas de Representação -- Ditos e Escritos (1975-2025)".

O TNSJ sublinha que a iniciativa é um "exercício de atenção" à obra de uma figura central que reinventou a arte da cena em Portugal.

Artigos

8

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Bolieiro tem “enorme orgulho” no contributo da história açoriana para a cultura portuguesa

O presidente do Governo dos Açores disse hoje que sente “um enorme orgulho” no contributo da história açoriana para a cultura portuguesa e que a referência nacional tem de abranger a “projeção atlântica” e a cultura insular. “Eu, na verdade, sinto […] um enorme orgulho na história açoriana para a cultura portuguesa e para identidade […] O conteúdo Bolieiro tem “enorme orgulho” no contributo da história açoriana para a cultura portuguesa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
categoryVer categoria completa