Diversidade e Celebração: Teatro Municipal do Porto Revela Programação para 2026



A programação do Teatro Municipal do Porto (TMP) para 2026, que decorre até junho, foi apresentada com um total de cerca de 40 espetáculos, incluindo 15 coproduções e 11 estreias, das quais cinco são absolutas e seis nacionais. Segundo o vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, a orientação da instituição foca-se na “diversificação de interesses, de linguagens, de disciplinas, de práticas, de públicos”, defendendo que um teatro municipal deve “tomar a cidade de assalto” e recusar “paroquialismos” ou “censuras”. A temporada abre a 16 e 17 de janeiro com “Um Inimigo do Povo”, uma criação de Marco Martins baseada na obra de Henrik Ibsen que estabelece um paralelo com uma operação policial ocorrida em Lisboa em 2024. Pouco depois, entre 23 e 25 de janeiro, celebra-se o 94.º aniversário do Teatro Rivoli com um programa gratuito. Os destaques incluem a estreia nacional de “My Fierce Ignorant Step” do coreógrafo grego Christos Papadopoulos, “Lugares” do Coletivo Espaço Invisível, e um “Concerto-poético” com Noirserv e Mia Tomé.
Para o público infantil, a programação inclui “Perder”, de Catarina Sobral.
Em março, assinalam-se os 25 anos das Quintas de Leitura com uma sessão especial no dia 5. Outras peças de relevo na temporada são “Os Maias”, de Fernando Duarte, pela Companhia Nacional de Bailado, e “Antiprincesas -- Catarina Eufémia”, de Cláudia Gaiolas.
O coreógrafo Christos Papadopoulos apresenta ainda a peça “Mycelium”.
A temporada encerra em junho com “Borda”, da coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, uma obra concebida na favela da Maré, no Rio de Janeiro. A programação integra também a 10.ª edição do festival Dias da Dança, em abril, e o Trengo - Festival de Circo do Porto, em junho.
No panorama musical, estão previstas atuações de A Estrutura com Capicua, Raquel Martins, O Gringo Sou Eu e o duo catalão Los Sara Fontan.
Os bilhetes para a nova temporada já se encontram à venda.






