menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Plano de Ataque a Embaixadora Israelita no México: Acusações Cruzadas entre Teerão e Telavive

O governo de Israel agradeceu às autoridades mexicanas por terem frustrado um alegado plano iraniano para assassinar a sua embaixadora, mas Teerão nega veementemente as acusações, classificando-as como uma 'invenção mediática' destinada a prejudicar as relações diplomáticas.
News ImageNews ImageNews Image

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel anunciou publicamente o seu agradecimento ao México por ter frustrado um alegado plano de ataque contra a sua embaixadora na Cidade do México, Einat Kranz-Neiger.

Segundo um responsável das autoridades norte-americanas, que falou à agência France-Presse (AFP) sob anonimato, o plano, que visava o assassínio da diplomata, foi delineado em 2024 pela Força Quds, o braço de operações estrangeiras da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão.

A mesma fonte assegurou que a ameaça foi neutralizada e já não representa um perigo.

Telavive contextualiza esta tentativa como uma retaliação iraniana a um ataque aéreo, atribuído a Israel, que atingiu o anexo consular do Irão em Damasco, em abril de 2024. Em resposta, a embaixada do Irão no México rejeitou categoricamente as alegações, descrevendo-as como uma "invenção mediática" e uma "mentira descarada".

Através de publicações na rede social X, a representação diplomática iraniana afirmou que o objetivo destas acusações é "prejudicar as relações amistosas e históricas" entre o Irão e o México. A embaixada garantiu o seu respeito pelas leis mexicanas e a confiança depositada pelo governo local, acrescentando que as acusações de antissemitismo contra o Irão são falsas, citando a existência de mais de 100 sinagogas abertas no país.

Adicionando complexidade à situação, tanto o Ministério dos Negócios Estrangeiros do México como o Ministério da Segurança e Proteção dos Cidadãos negaram ter recebido qualquer informação ou ter tido qualquer intervenção relacionada com o suposto ataque.

Os artigos recordam que os serviços de informações israelitas e norte-americanos já acusaram o Irão de planear ataques contra alvos israelitas e judeus no estrangeiro, como o atentado de 1994 em Buenos Aires, atribuído ao Hezbollah sob ordens de Teerão.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones