menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crédito à Habitação: Juros em Mínimos de Dois Anos e Meio Contrastam com Volatilidade da Euribor

As taxas de juro associadas ao crédito à habitação em Portugal atingiram em outubro o valor mais baixo dos últimos dois anos e meio, prosseguindo uma tendência de descida, ainda que as taxas Euribor diárias apresentem um comportamento misto.
News ImageNews ImageNews Image

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação em Portugal continuou a sua trajetória descendente em outubro, caindo para 3,180%, o valor mais baixo desde abril de 2023. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta foi a 21.ª queda mensal consecutiva, representando uma diminuição de 4,8 pontos base face a setembro e uma redução acumulada de 147,7 pontos base desde o pico registado em janeiro de 2024.

Nos contratos mais recentes, celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro também recuou para 2,850%.

Apesar da descida dos juros, a prestação mensal média para a totalidade dos contratos subiu um euro, fixando-se em 394 euros.

Este valor representa, no entanto, uma diminuição de 10 euros em comparação com outubro de 2024. Pelo segundo mês consecutivo, a componente de juros (194 euros) teve um peso inferior a 50% na prestação, sendo superada pelo capital amortizado (200 euros), um facto que não ocorria desde abril de 2023.

O capital médio em dívida aumentou para 74.180 euros.

Em contraste com a tendência de queda mensal, as taxas Euribor diárias apresentaram um comportamento misto.

A taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável (representando 38,3% do ‘stock’ em setembro), subiu para 2,155%. A Euribor a três meses também avançou, para 2,051%, enquanto a taxa a 12 meses desceu para 2,233%.

As médias mensais de outubro já tinham registado subidas nos três prazos. Este cenário ocorre num contexto em que o Banco Central Europeu (BCE) manteve as suas taxas diretoras inalteradas na reunião de 30 de outubro, pela terceira vez consecutiva, após um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024. A próxima reunião de política monetária do BCE está agendada para dezembro.

As taxas Euribor são fixadas com base na média das taxas a que um conjunto de 19 bancos da zona euro se dispõe a emprestar dinheiro entre si.

Artigos

6
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones