
Isenção de Mais-Valias para Reformados e Maiores de 65 Anos



Muitos portugueses que vendem a sua habitação própria e permanente deparam-se com a obrigação de pagar um imposto considerável sobre as mais-valias obtidas. Esta obrigação fiscal pode representar a entrega de dezenas, ou em alguns casos, centenas de milhares de euros ao Estado, constituindo um encargo financeiro substancial que afeta o património das famílias no momento da transação imobiliária.
A complexidade do sistema fiscal faz com que muitos contribuintes assumam este pagamento como inevitável.
Contudo, os artigos chamam a atenção para uma disposição legal específica que oferece uma isenção total deste imposto a um grupo particular de cidadãos. De acordo com a informação veiculada, os contribuintes que sejam reformados ou que tenham mais de 65 anos de idade podem, de forma totalmente legal, ficar isentos do pagamento de mais-valias na venda da sua residência principal. Esta medida visa proteger o património de cidadãos numa fase mais avançada da vida.
O principal ponto sublinhado é o desconhecimento generalizado desta possibilidade.
A falta de informação faz com que inúmeros portugueses, que preenchem os requisitos necessários para beneficiar da isenção, acabem por pagar um imposto que legalmente poderiam evitar.
A consciencialização sobre este direito fiscal é, portanto, fundamental para permitir que reformados e maiores de 65 anos possam tomar decisões informadas e proteger o seu capital ao venderem a sua habitação.
Artigos
4



Economia
Ver mais
A marca portuguesa de calçado e lifestyle lança, para o outono-inverno de 2025, a sua primeira coleção feminina, para a qual anuncia metas ambiciosas. A FashionNetwork.com falou com Pedro Lopes, executivo da marca.

O Programa de Cidadania por Investimento, lançado pelo Governo de São Tomé e Príncipe em agosto deste ano, já recebeu mais de 50 candidaturas, com potencial para gerar receitas superiores a 2,5 milhões de dólares (cerca de 2,1 milhões de euros), segundo anunciou esta terça-feira Disney Ramos, diretor da Unidade de Cidadania por Investimento ou […] O conteúdo Programa de Cidadania por Investimento atrai mais de 50 candidatos e promete milhões para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe aparece primeiro em oRegiões.

A conferência “Geografia da Competitividade” decorre a 28 de outubro, em Lisboa, com a chancela da Centromarca, e reúne governo, associações e grandes marcas para discutir os desafios da economia portuguesa. A Centromarca vai promover, no próximo dia 28 de outubro, no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, a conferência “Geografia da Competitividade: Impactos […] O conteúdo Centromarca junta líderes políticos e empresariais para debater o futuro da competitividade nacional aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O setor agrícola manifestou preocupações quanto à criação de um “fundo único” no futuro da Política Agrícola Comum (PAC), alertando para os riscos que esta mudança pode representar para a sustentabilidade e competitividade das explorações.