
Liderança da UE na Luta Climática: Compromisso de 1,5ºC é Inegociável Rumo à COP30



A eurodeputada Lídia Pereira, que presidirá à delegação do Parlamento Europeu (PE) na cimeira do clima COP30 no Brasil, assegura que o compromisso de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, estabelecido no Acordo de Paris, é para manter.
Numa entrevista à agência Lusa, a deputada eleita pelo PSD sublinha que não há vontade de rever esta meta, pois estabelecer objetivos ambiciosos é crucial e recuar no seu cumprimento invalidaria os próprios acordos.
A COP30 decorrerá de 10 a 21 de novembro.
Lídia Pereira destaca o papel de liderança da União Europeia (UE) na luta climática, afirmando que o bloco, embora responsável por apenas 6% das emissões globais, está "do lado da solução", contribuindo com um terço do financiamento necessário.
A eurodeputada considera que a UE é vista por muitos países, especialmente os mais vulneráveis como os pequenos Estados insulares, como "o grande motor das soluções e das políticas ambientais". Contudo, salienta que a UE não pode resolver a crise climática sozinha e é imperativo envolver outras grandes potências como a China, o Japão e os Estados Unidos.
A este respeito, nota que, apesar de uma eventual saída do governo norte-americano do Acordo de Paris, vários estados do país continuam comprometidos com a descarbonização. A presidente da delegação do PE apoia a criação de uma coligação de ambição climática entre a UE e os Estados insulares, que são os mais afetados pelas alterações climáticas. Aponta o exemplo das Maldivas como um país que enfrenta um "risco verdadeiro de existência", defendendo que a cooperação visa não só a conservação ambiental, mas também a "conservação cultural, da existência de um povo". Recordando a declaração de emergência climática pelo PE em 2019, que impulsionou medidas como o "Green Deal" e a Lei Europeia do Clima, Lídia Pereira reconhece que o contexto geopolítico se alterou. Defende que é necessário considerar a competitividade europeia num mundo multipolar, mas reitera que o compromisso ambiental "é para gerações" e que o poder político não pode ignorar esta responsabilidade para com as gerações futuras.
Artigos
6





Política
Ver mais
Com a instalação de todos os órgãos autárquicos de Portimão, "iniciamos oficialmente um novo ciclo de governação na nossa cidade"

«Cuidar, fazer progredir e afirmar o concelho», é com esta determinação que o socialista Daniel Joana, que sucedeu a Amilcar Salvador também do PS, na presidência da Câmara de Trancoso. Durante o discurso proferido na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na noite de Quinta-feira no histórico Convento de São Francisco – Teatro Municipal […] O conteúdo Novo autarca de Trancoso promete «cuidar, fazer progredir e afirmar o concelho» aparece primeiro em Todas as Beiras.

André Sousa tomou posse como presidente da Câmara da Batalha pelo PSD

Todos defendem um acordo alargado entre partidos, como sugeriu Marcelo Rebelo de Sousa, mas exigem também respostas e responsabilidade ao Governo.
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt







