menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade Sexta-feira, Agosto 8

Temperaturas voltam a ultrapassar os 40 graus no fim de semana

Portugal prepara-se para uma nova onda de calor no próximo fim de semana, com as temperaturas a subirem significativamente em todo o território continental. Prevê-se que os termómetros ultrapassem os 40 graus em várias regiões, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir múltiplos alertas.
News ImageNews ImageNews Image

Após uma ligeira e temporária descida das temperaturas na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de agosto, Portugal continental enfrentará uma nova subida acentuada dos termómetros no fim de semana de 9 e 10 de agosto. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta vaga de calor, que se deverá manter até segunda-feira, dia 11, é provocada por uma massa de ar quente e seco proveniente dos desertos do norte de África, que transporta também poeiras em suspensão. A situação meteorológica é influenciada por um anticiclone a norte dos Açores e uma zona depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica.

As previsões apontam para que as temperaturas máximas possam atingir os 43 graus Celsius no interior da região Sul e nos vales dos rios Tejo e Douro. Em Beja, os termómetros poderão marcar 41 graus no domingo, chegando aos 44 graus na segunda-feira. Évora poderá registar 41 graus no domingo, enquanto Bragança e Vila Real preveem máximas de 40 e 39 graus, respetivamente. Em Lisboa e Braga, as temperaturas deverão atingir os 35 graus durante o fim de semana, ao passo que no Porto não deverão ultrapassar os 28 graus.

As temperaturas mínimas também se manterão elevadas, com 'noites tropicais' (acima de 20 °C) previstas para o interior Norte e Centro, estendendo-se ao interior Sul.

Devido à persistência das altas temperaturas, o IPMA emitiu vários avisos meteorológicos.

Os distritos de Bragança e Vila Real estarão sob alerta vermelho devido ao elevado risco de incêndio.

O aviso laranja foi decretado para Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Vários outros distritos, incluindo Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Portalegre e Setúbal, estarão sob aviso amarelo.

O distrito de Faro será o único sem qualquer aviso meteorológico durante o fim de semana. O IPMA nota ainda que os episódios de tempo quente recentes já contribuíram para uma onda de calor em alguns locais do interior, que poderá não ser interrompida pela descida temporária de temperatura.

Artigos

18

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close