
Semana arranca fresca e húmida em Portugal continental, mas poderá terminar soalheira e com temperaturas de 35 ºC



O início da segunda semana de setembro será caracterizado por tempo fresco e húmido, com temperaturas significativamente abaixo da média para a época em todo o território.
Devido à passagem de uma massa de ar mais fresca, prevêem-se anomalias térmicas negativas que poderão atingir os -8 ºC ou -9 ºC em algumas localidades, nomeadamente na Região Centro. Na terça-feira, as máximas não deverão ultrapassar os 23 ºC em Braga e os 20 ºC no Porto, com a Guarda a registar a temperatura mais baixa entre as capitais de distrito (19 ºC). Na quarta-feira, a tendência de descida mantém-se no Norte e Centro. Estão também previstos períodos de chuva fraca e dispersa até quinta-feira, dia 11, com maior incidência no Noroeste do país. O cenário meteorológico sofrerá uma alteração significativa a partir de quinta-feira, com a chegada de uma massa de ar quente vinda do Norte de África. Segundo o climatologista Mário Marques, esta "língua de ar quente" provocará uma subida acentuada das temperaturas, que se deverão manter elevadas até à terça-feira seguinte, dia 16 de setembro. Os valores previstos estarão entre seis a oito graus acima do normal para esta altura do ano, marcando o regresso de condições de tempo quente e seco.
A partir de sexta-feira, dia 12, o calor intensificar-se-á.
As previsões apontam para temperaturas máximas que podem atingir os 37 ºC nos distritos de Beja e Castelo Branco, 36 ºC em Coimbra, 35 ºC no Algarve, 31 ºC em Lisboa e 30 ºC no Porto.
As temperaturas mínimas também irão subir.
O fim de semana será, assim, soalheiro e quente, proporcionando bom tempo para eventos ao ar livre, como as Feiras Novas em Ponte de Lima, que, após alguns chuviscos iniciais, beneficiarão de tempo seco e temperaturas a rondar os 27 ºC e 28 ºC no domingo e na segunda-feira.
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Jovem detido por posse de arma no Porto. Disse ser para "sua defesa"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 22 anos por estar na posse de arma proibida e disse ter adquirido "para sua defesa". O suspeito não tinha autorização para uso e porte de arma.

Prémio de Visão da Fundação Champalimaud distingue agência internacional
O Prémio António Champalimaud de Visão distinguiu este ano a Fundação Fred Hollows, a Fundação Lions Clubs Internacional e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (AIPC), que tem como membro a Fundação Champalimaud, que promove o galardão.

IGAS pede suspensão de cirurgião denunciado por médica interna em Faro
Na deliberação da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), é proposto à ULS do Algarve que o cirurgião em causa seja suspenso durante 40 dias, e perca não só o vencimento, como a antiguidade.

Muro cede em Évora e provoca danos em oito automóveis estacionados
Oito automóveis ficaram danificados ao serem atingidos por um muro que ruiu parcialmente, hoje de madrugada, em Évora, sem provocar vítimas, revelou à agência Lusa o Serviço Municipal de Proteção Civil.