
Tempo estável e quente impõe-se em Portugal continental: preveem-se até 37 ºC na próxima semana, saiba onde!



A estabilização do tempo deve-se à intensificação de uma crista anticiclónica e à influência de uma massa de ar quente e seca proveniente do Norte de África. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta condição meteorológica, que se traduzirá em céu pouco nublado ou limpo, deverá manter-se pelo menos até terça-feira, dia 16 de setembro. No entanto, um climatologista prevê que a subida das temperaturas se possa estender até dia 19.
Nas faixas costeiras, especialmente a norte do Cabo Raso, prevê-se a possibilidade de nebulosidade baixa, neblinas ou nevoeiros matinais.
A subida das temperaturas, que se iniciou na sexta-feira, sofrerá uma ligeira e temporária descida no sábado, dia 13, em grande parte do território, embora o Baixo Alentejo e o Algarve possam registar uma pequena subida.
O aumento mais significativo e generalizado das temperaturas máximas ocorrerá a partir de domingo, dia 14, marcando o regresso do tempo quente. No domingo e na segunda-feira, as temperaturas máximas deverão variar entre os 30 °C e os 35 °C na região Sul, no vale do Tejo e em algumas zonas do interior Norte e Centro. Os distritos de Castelo Branco, Évora e Beja poderão ser os mais quentes, atingindo os 35 °C. Em contraste, o litoral Norte e Centro apresentarão valores mais amenos, com máximas a não ultrapassar os 24 °C no Porto e em Aveiro, e os 22 °C em Viana do Castelo.
Para Lisboa, a previsão aponta para cerca de 27 °C.
A tendência de aquecimento continuará no início da semana seguinte.
Na terça-feira, as máximas poderão chegar aos 36 °C no Baixo Alentejo e no Sotavento Algarvio.
O pico de calor é esperado para quarta-feira, dia 17, quando os termómetros poderão alcançar os 37 °C nestas mesmas regiões do Sul.
Outras zonas quentes incluirão o Vale do Douro, com máximas até 35 °C, e a Beira Baixa, que poderá chegar aos 36 °C.
Estes valores representam uma anomalia térmica positiva, ficando em alguns locais até 7 °C acima da média para a época do ano.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Ataque de lobos em Miranda do Douro deixa dez animais mortos e 12 feridos
Uma produtora pecuária de Genísio, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, disse hoje que um ataque de lobos à sua exploração provocou a morte a dez ovelhas e ferimentos graves noutros 12 animais.

Quase 200 operacionais e 11 meios aéreos no combate a fogo em Vila de Rei
Um incêndio que deflagrou hoje em Vila de Rei (Castelo Branco) está a ser combatido por quase 200 operacionais apoiados por 48 veículos e 11 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

PRÉMIO TÁGIDES 2025: Nomeações abertas para destacar a luta contra a corrupção em Portugal
A Associação All4Integrity lança hoje, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção. Com esta iniciativa pretende-se identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos de pessoas que se destaquem na luta contra a corrupção e na promoção de uma cultura de integridade em Portugal, assim como […] O conteúdo PRÉMIO TÁGIDES 2025: Nomeações abertas para destacar a luta contra a corrupção em Portugal aparece primeiro em oRegiões.

As sete distorções da sinodalidade, segundo o prefeito para a Doutrina da Fé
Para “separar o joio do trigo” e “levar a sério as críticas e a desconfiança” de setores eclesiais sobre a sinodalidade, o cardeal Victor Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, interveio para clarificar o que não é aceitável e o que é desejável nesse modo de ser Igreja, tão querido do Papa Francisco e que Leão XIV pretende prosseguir.