Lançamento do livro "Cartografia do Desejo" de Alfredo Cunha



O novo livro de fotografia de Alfredo Cunha, residente em Vila Verde, intitula-se "Cartografia do Desejo" e reúne mais de 100 fotografias a preto e branco de corpos masculinos e femininos. A obra, editada esta semana, realça a exposição natural das pessoas perante a câmara e está dividida em capítulos inaugurados por textos de Ariana Aragão, com títulos como "Do Desejo", "Claridade", "Miopia" e "Plástico Fetiche".
No prefácio, o escritor Valter Hugo Mãe descreve o livro como "uma viagem através do desejo" e um "exercício hedonista e provocatório".
Defende que todas as pessoas deveriam ter a experiência "terapêutica" de se despir diante de um fotógrafo, pois considera que o ato de ser fotografado "sublinha carências e relembra desejos". Para o escritor, esta obra representa um mergulho na "intimidade e no dialeto visual" de Alfredo Cunha, que, na sua opinião, "nunca se tinha exposto tão completamente".
Alfredo Cunha, nascido em Celorico da Beira em 1953, iniciou a sua carreira em 1970.
Como fotojornalista, trabalhou para diversas publicações e agências de notícias, tendo sido fotógrafo oficial dos presidentes António Ramalho Eanes e Mário Soares. A sua carreira inclui a cobertura de eventos históricos como o 25 de Abril, o processo de descolonização, a queda de Nicolae Ceausescu na Roménia e a guerra no Iraque. Já foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural e a comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Os textos da obra são da autoria de Ariana Aragão, pseudónimo de Sandra Maria Teixeira, mestre em Design e Produção Gráfica que atua como investigadora e curadora de arte.
Artigos
6Famosos
Ver mais
As primeiras Sondagens indicam uma clara vantagem de Pedro Jorge, que soma quase 48% das preferências do público e volta a destacar-se entre os nomeados

Durante a visita de três dias ao Brasil, o príncipe William concedeu uma entrevista ao apresentador Luciano Huck, onde abordou temas pessoais e familiares. O herdeiro do trono britânico sublinhou a importância da comunicação aberta com os filhos, na sequência do diagnóstico de cancro da mulher, a princesa Kate Middleton.

O concorrente mostrou-se em lágrimas e visivelmente fragilizado com a situação envolvendo Ana, acabando por desabafar com Liliana num momento tenso fora da casa

Katherine Schwarzenegger celebrou o primeiro aniversário do filho mais novo, Ford, com uma publicação no Instagram. Amo-te até à lua e de volta, meu pequeno príncipe", pode ler-se junto de várias imagens da criança.



