
Relatório Climático 2025: Entre o Alerta de 'Caos' e o Apelo à Ação Urgente



A Terra está a acelerar em direção a um "caos climático", mas a humanidade ainda detém o poder de limitar o aquecimento global com ações corajosas e imediatas.
Esta é a principal conclusão do Relatório sobre o Estado do Clima, publicado na revista científica BioScience por uma equipa internacional de investigadores.
O estudo, coliderado por William Ripple da Universidade Estadual do Oregon e Christopher Wolf da Terrestrial Ecosystems Research Associates (TERA), apresenta "provas contundentes" desta trajetória perigosa, assinalando que 22 dos 34 "sinais vitais do planeta" atingiram níveis recorde.
Os indicadores monitorizados incluem emissões de gases com efeito de estufa, temperaturas globais, massas de gelo e padrões climáticos extremos. Os cientistas apontam o ano de 2024 como o mais quente já registado, um sinal da "escalada da turbulência climática".
Em 2025, os níveis de dióxido de carbono atmosférico atingiram um novo recorde, uma situação provavelmente agravada pelo fenómeno El Niño e por incêndios florestais intensos.
O relatório alerta para riscos em cascata, como a potencial rutura da circulação meridional do Oceano Atlântico, que poderia desencadear perturbações climáticas "abruptas e irreversíveis", como secas e inundações severas, e uma redução da produtividade agrícola em regiões chave.
Apesar do cenário alarmante, os autores do relatório insistem que estratégias de mitigação "estão disponíveis" e são "economicamente viáveis". As soluções propostas incluem a proteção florestal, a transição para energias renováveis, a adoção de dietas ricas em vegetais, a redução do desperdício alimentar — que representa entre 8% a 10% das emissões globais — e a restauração de ecossistemas degradados.
O custo destas medidas, nota o estudo, é "provavelmente muito inferior aos danos económicos mundiais" causados pelos impactos climáticos.
O relatório conclui com um apelo à ação coletiva e à justiça climática, destacando que "pontos de inflexão sociais podem impulsionar mudanças rápidas".
Os cientistas observam que, embora a maioria das pessoas em quase todos os países apoie uma ação climática forte, muitos acreditam erradamente que são uma minoria. Sublinham que as alterações climáticas são uma questão de justiça, pois prejudicam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis e marginalizadas, que são as menos responsáveis pela crise.
O futuro, insistem, "ainda está a ser escrito" através das escolhas políticas, investimentos e ações coletivas.
Artigos
14













Ciência e Tecnologia
Ver mais

A construção da dessalinizadora de Sines, no distrito de Setúbal, vai arrancar em 2027, estando a conclusão prevista até 2031, num investimento de 120 milhões de euros, revelou hoje a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

Ainda com poucos detalhes conhecidos, o Samsung Galaxy Book 6 Pro, o esperado portátil ultrafino premium da gigante sul-coreana, pode ter surgido no seu primeiro teste de desempenho. Encontrado na base de dados do Geekbench 6, o registo revelou aspetos importantes como o processador e a quantidade de memória RAM, pelo menos para uma das suas variantes. Os resultados foram localizados pelo perfil BenchLeaks, conhecido por encontrar este tipo de fugas de informação. O novo portátil da Samsung ...

A implementação da nova Lei de Segurança Online (Online Safety Act) no Reino Unido, que visa proteger os menores de conteúdos nocivos na internet, está a ter um impacto drástico no tráfego de sites pornográficos. A Pornhub, uma das maiores plataformas do setor, reportou uma queda de 77% no tráfego proveniente do Reino Unido desde que a lei entrou em vigor em julho. A eficácia da lei em números Os dados não se ficam por aqui. De acordo com a Ofcom, a entidade reguladora das comunicações no Reino ...
 A Bola
A Bola ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt








