Atividade Sísmica em Portugal: Évora e Terceira Sentem Abalos no Mesmo Dia



Portugal registou, no mesmo dia, dois abalos sísmicos em locais distintos do território.
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi sentido no concelho de Évora, no Alentejo, enquanto um outro, de magnitude 2,9, foi registado na ilha Terceira, nos Açores.
Ambos os eventos não causaram danos pessoais ou materiais, de acordo com as autoridades.
O sismo no Alentejo ocorreu às 09:39, com epicentro localizado a aproximadamente 10 quilómetros a sul de Évora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O abalo foi sentido com uma intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada no concelho de Évora. O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central confirmou ter recebido relatos de populares que sentiram o tremor, mas sem registo de danos estruturais. Nos Açores, o sismo na ilha Terceira foi registado às 12:25 locais (13:25 em Lisboa) e o seu epicentro situou-se a cerca de 4 quilómetros a Sul-Sudoeste de Altares. De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), este evento insere-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022.
A intensidade máxima sentida foi de IV/V (Mercalli Modificada) em localidades como Altares, Serreta, Raminho e Biscoitos, tendo sido sentido com menor intensidade noutras freguesias da ilha.
Os artigos fornecem contexto sobre as escalas de medição. A escala de Richter classifica os sismos pela sua magnitude, sendo os abalos de Évora e Terceira considerados 'pequenos'. A escala de Mercalli Modificada, por sua vez, mede a intensidade e os efeitos do sismo, sendo que uma intensidade IV é descrita como uma vibração semelhante à passagem de veículos.












