Sismo de Magnitude 6,7 Desencadeia Alerta de Tsunami na Costa Norte do Japão



Um sismo de magnitude 6,7, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), foi registado na costa da prefeitura de Iwate, no norte do Japão.
O abalo ocorreu às 17h03 locais (08h03 em Lisboa), com epicentro no mar a uma profundidade de dez quilómetros.
O Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS) avaliou a magnitude do sismo em 6,8.
Até ao momento da publicação das notícias, não havia informação sobre a existência de vítimas ou danos materiais. Imediatamente após o sismo, a JMA emitiu um alerta de tsunami para a costa de Iwate, advertindo que as ondas poderiam atingir a região a qualquer momento, com uma altura prevista de até um metro. A emissora pública NHK noticiou a formação de ondas ao largo da costa e apelou à população para que se afastasse das praias, embora as transmissões televisivas em direto mostrassem, inicialmente, um mar calmo.
Este evento ocorre numa região ainda traumatizada pelo devastador terramoto de magnitude 9,0 e subsequente tsunami de 2011, que causou cerca de 18.500 mortos ou desaparecidos e provocou o desastre nuclear de Fukushima. O Japão situa-se na junção de quatro placas tectónicas, na chamada "Cintura de Fogo do Pacífico", o que o torna uma das zonas com maior atividade sísmica do mundo. O arquipélago regista aproximadamente 1.500 sismos por ano, na sua maioria de baixa intensidade.
Artigos
28Mundo
Ver mais
Enquanto aguarda a decisão em casa, Sarkozy está proibido de abandonar o país e não pode contactar o antigo ministro da Justiça, Gérald Darmanin.

Ghislaine Maxwell estará a planear pedir a Trump para que a sua sentença de 20 anos de prisão seja comutada. Foi ainda denunciado que a ex-parceira de Epstein, condenada por tráfico sexual, terá tratamento privilegiado na prisão.

Um grupo curdo na Alemanha apresentou uma queixa contra o presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade, disseram hoje os procuradores alemães.

É a primeira vez que um bispo em funções é investigado por crimes de pedofilia em Espanha. Abusos terão decorrido ao longo de sete anos.







