menulogo
Notícias Agora
user
Close

Tiago Cação Retoma Volta a Portugal pela Mobilidade Urbana

O ultramaratonista Tiago Cação vai retomar a sua volta a Portugal de bicicleta, um projeto para alertar para a necessidade de redefinir a mobilidade urbana que foi interrompido por doença. A iniciativa, que coincide com a pré-campanha autárquica, visa colocar o tema na agenda política local.
News ImageNews ImageNews Image

O ultramaratonista Tiago Cação vai retomar na próxima sexta-feira, em Guimarães, o seu “Projeto 278”, uma iniciativa que o levará a percorrer 6.000 quilómetros para visitar os 278 municípios de Portugal Continental.

O objetivo é alertar para a necessidade de uma “profunda redefinição da mobilidade urbana” e defender o uso da bicicleta como prioritário.

O projeto teve início a 2 de junho no Porto, mas foi abruptamente interrompido dois dias depois, quando Cação foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e internado no hospital em Barcelos, após ter percorrido 340 quilómetros. Após meses de recuperação, o atleta sente-se preparado para concluir o desafio, que deverá terminar em Lisboa no final do mês.

Durante a sua ausência, o realizador belga Ryan Le Garrec, que está a documentar a viagem, assegurou a entrega de cartas a sete autarquias, pedalando entre Barcelos e Guimarães.

O projeto retoma agora no ponto onde foi interrompido, com Cação a prever uma média de 240 quilómetros diários.

A escolha do momento para retomar a viagem é deliberada, coincidindo com a pré-campanha para as eleições autárquicas.

Tiago Cação espera que a sua iniciativa incentive os candidatos de todo o país, para além de Lisboa e Porto, a incluírem a mobilidade nos seus debates e programas.

Em cada município, o ciclista entrega uma carta com um conjunto de 10 medidas. Para Cação, os municípios têm um papel fundamental na construção de cidades mais sustentáveis, um trabalho que considera urgente. Inspirado em transformações urbanas como as de Londres, Paris e Manchester, onde as cidades foram “devolvidas às pessoas”, o ultramaratonista critica os “modelos de cidades completamente obsoletos” em Portugal. Entre as suas propostas, destaca como a mais importante a criação de condições para que as crianças possam ir de bicicleta para a escola em segurança, através da limitação do trânsito e da redução da velocidade nas zonas escolares.

Artigos

12

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa