
Infarmed alerta para recolha voluntária de lotes de medicamento para a depressão devido a impureza



A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização e a recolha de múltiplos lotes do medicamento Sertralina Generis, nas dosagens de 50 mg e 100 mg. A decisão, comunicada através de uma circular informativa, foi motivada pela deteção de uma impureza em níveis superiores ao limite aceitável, identificada pelo próprio fabricante, a Generis Farmacêutica, S.A., que procedeu a uma recolha voluntária. Os lotes afetados incluem diversas apresentações do fármaco, como a Sertralina Generis 50 mg (lotes 23KN052A e 23KN053AP) e 100 mg (lotes 23IN031A, 23KN055A, 24BN143A, entre outros), com prazos de validade que se estendem de setembro de 2025 a agosto de 2026. Em conformidade com a diretiva do Infarmed, todas as entidades que possuam estes lotes em stock, como farmácias e hospitais, estão proibidas de os vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua imediata devolução.
A Sertralina Generis é um antidepressivo sujeito a receita médica, indicado para o tratamento da depressão e de perturbações de ansiedade, como o transtorno obsessivo-compulsivo e a síndrome de pânico.
Dada a sua importância terapêutica, o Infarmed emitiu uma recomendação clara aos doentes que se encontrem a utilizar os lotes afetados: não devem interromper o tratamento por iniciativa própria, uma vez que a paragem abrupta do fármaco pode acarretar riscos para a saúde mental. A orientação é para que contactem o seu médico assistente assim que possível, para que este avalie a necessidade de substituição por um medicamento alternativo. Para prestar esclarecimentos adicionais a profissionais de saúde e utentes, o Infarmed disponibilizou os seus canais de contacto, nomeadamente o Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI) e a Linha do Medicamento (800 222 444).
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Educação sexual? Surge "explicitamente" na ENEC, diz ministro
O ministro da Educação defendeu hoje que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) contém o tema da educação sexual "explicitamente", defendendo que ficou "suficientemente claro" essa situação no documento.

Ginecologia e Obstetrícia do Garcia de Orta com sete novos médicos
O hospital Garcia de Orta, em Almada, vai ter a partir de setembro sete novos médicos especialistas que irão integrar o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, disse hoje à Lusa a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal.

Previsão do estado do tempo para 30 de agosto de 2025
Estado do tempo para os próximos dias nos concelhos e Mafra, Sintra, Torres Vedras e Lisboa. Mafra Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado 18º/24º 16º/23º 15º/22º 15º/23º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Oeste Ericeira Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Chuva/aguaceiros fracos Céu pouco nublado Céu pouco nublado Chuva/aguaceiros fracos 19º/23º 18º/23º 17º/22º 17º/23º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Oeste Sintra Sáb. 30 Dom. 31 Seg. 01 Ter. 02 Céu…

Cada vez que acontece um caso de violência doméstica "falhamos todos como sociedade". Mafalda Anjos explica porquê em "3 Minutos"
Na rubrica "3 Minutos", da CNN Portugal, Mafalda Anjos comentou o caso de violência doméstica em Machico, na Madeira, onde uma mulher foi brutalmente agredida à frente do filho. Para a comentadora, este episódio, filmado e partilhado publicamente, expõe de forma crua uma realidade que se repete em todo o país e revela uma justiça que tarda, falha e continua a deixar vítimas desprotegidas.