
Infestação de mosquitos "altamente agressivos" no concelho de Torres Vedras



As autoridades de saúde pública confirmaram a ocorrência de uma infestação de mosquitos na zona da Maceira, no concelho de Torres Vedras, descrita como uma situação "fora do normal" que se verifica há cerca de uma semana. A Unidade Local de Saúde do Oeste, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras, está a monitorizar a situação e a tomar medidas para controlar o surto. Foram recolhidas amostras dos insetos para análise no Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a fim de identificar a espécie exata.
A principal hipótese, com base nas características relatadas, aponta para o mosquito 'Aedes caspius', uma espécie considerada "altamente agressiva", com maior atividade ao amanhecer e ao entardecer, e que se reproduz em águas paradas, frequentemente salobras ou salinas.
As autoridades estão a identificar e a eliminar os criadouros naturais para impedir a propagação dos mosquitos, que se reproduzem em locais como estações de águas residuais, rios e lagoas. O plano de ação em preparação inclui medidas como a drenagem de águas, a aplicação de larvicidas biológicos e, caso estas medidas se revelem insuficientes, a pulverização dos locais para controlo dos mosquitos adultos, uma ação que poderá necessitar de autorização excecional da Direção-Geral da Saúde. Entretanto, foram emitidas recomendações à população, aconselhando a evitar atividades prolongadas ao ar livre durante os períodos de maior atividade dos mosquitos. Aconselha-se o uso de roupas largas, de cor clara, que cubram a maior parte do corpo, a aplicação de repelente na pele exposta e a instalação de redes mosquiteiras. Foi também reforçada a importância de eliminar pontos de acumulação de água em residências, como em baldes, pratos de plantas e pneus, e de manter limpos ralos e caleiras. Os cidadãos podem ainda reportar a observação de mosquitos através da aplicação "Mosquito Alert".
Artigos
4



Atualidade
Ver mais
Bufo-real recuperado pela GNR em Portalegre. Estava preso e ferido
Um bufo-real foi recuperado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), na quinta-feira, após ter recebido um alerta que dava conta que a ave estava presa numa vedação e com a asa ferida.

«Oh fascista! Apanha!»: o percurso, as balas com inscrições e a arma usada pelo suspeito de matar Charlie Kirk
Tyler Robinson tem 22 anos

Gastou 40 euros na Temu. O que lhe chegou a casa foi uma multa de 600 euros
Comprou balões, esponjas de cozinha, um fato de banho, uma t-shirt e ganchos infantis, por pouco mais de 40 euros. Parecia que estava tudo legal, mas o que recebeu em casa foi uma multa de 618 euros. Foi tramada pela t-shirt… e pelos ganchos. Uma consumidora italiana que tinha feito uma encomenda na plataforma de comércio online Temu, no valor de pouco mais de 40 euros, acabou por se deparar com uma situação inesperada e difícil de imaginar para qualquer comprador. Mas o que parecia ser uma transação simples e relativamente barata acabou por resultar num processo sancionatório com grande

Papa Leão XIV: "Só uma cultura da reconciliação pode vencer os medos e a impotência perante o mal"
Pontífice divulgou mensagem pela candidatura do projeto "Gestos de acolhimento" de Lampedusa à lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.