
Proibição de Substância Tóxica em Vernizes de Gel



A substância Trimetilbenzoil Difenilfosfina Óxido, conhecida como TPO, foi oficialmente proibida em produtos cosméticos na União Europeia, incluindo os populares vernizes de gel e "gelinho". Em Portugal, o Infarmed anunciou a medida, que resulta da inclusão do TPO na lista de "substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas" pela Comissão Europeia, através de uma alteração ao regulamento europeu dos cosméticos. O TPO era um ingrediente utilizado na fórmula destes produtos com a função de endurecer o gel sob a ação da luz UV ou LED.
A sua proibição deve-se à classificação como um composto potencialmente cancerígeno, mutagénico e tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.
Consequentemente, a venda e utilização de quaisquer cosméticos que contenham esta substância estão agora interditas.
A nova regulamentação apanhou o setor de surpresa, com a Associação Nacional do Esteticismo Profissional a manifestar a sua preocupação.
A associação critica o curto prazo concedido para a adaptação, afirmando que não houve tempo suficiente para que os profissionais e distribuidores pudessem escoar os produtos existentes e encontrar alternativas conformes com a nova lei.
Artigos
9








Lifestyle
Ver mais
Signo de Balança. Os nativos de natureza pacífica, conciliadora e profundamente sociáveis
O Equinócio de Outono e a energia do signo de Balança simbolizam o equilíbrio entre luz e sombra, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Saiba tudo com a ajuda da astróloga Sandra Costa.

É normal acordar sempre à mesma hora durante a noite? A ciência explica
São três da manhã. Abres os olhos e vês o relógio. Na noite seguinte, a mesma coisa. E na outra também. Parece quase sobrenatural: acordar sempre à mesma hora durante a noite fica a parecer mesmo um sinal de algo que está para vir. Mas não é magia. É ciência. O sono humano acontece em […]

Emocionante! Vitória abraça os filhos ao fim de dois anos
Francisco, Matilde e Afonso reencontram a mãe. Ora veja!

Como os “divórcios grisalhos” afetam a vida dos filhos adultos
Quando se fala no impacto do divórcio nos filhos, tende-se a pensar só em crianças pequenas. No entanto, os filhos adultos também sofrem muito com a separação dos pais. O divórcio está a envelhecer. Os Estados Unidos são um dos países com o mais alto índice de divórcios do mundo. Mas, nas últimas quatro décadas, esse índice tem caído entre os casais mais jovens. Paralelamente, os adultos de meia idade e mais idosos assumiram a liderança. Os adultos com 65 anos ou mais passaram a ser a única faixa etária que sofre um aumento da taxa de divórcio nos Estados