menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Venda de Ações da Medway aos Trabalhadores

Os trabalhadores da Medway adquiriram a totalidade das ações disponíveis numa Oferta Pública de Venda, concluindo o processo de alienação da antiga CP Carga e tornando a empresa 100% privada.
News ImageNews ImageNews Image

Os trabalhadores da Medway, antiga CP Carga, compraram a totalidade das ações disponibilizadas numa Oferta Pública de Venda (OPV) que lhes era exclusivamente reservada. A operação, que conclui o processo de alienação da empresa, envolveu a venda de 5% do capital social da transportadora ferroviária, que se torna assim 100% privada.

O Estado encaixou um montante total de 82.611,16 euros. Segundo o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foram alienadas 1.214.870 ações escriturais e nominativas, através de um total de 23 ordens de compra. O preço fixado para cada ação foi de 0,068 euros, tendo cada uma o valor nominal de 5 euros. A OPV decorreu entre 10 de setembro e 7 de outubro, e a elegibilidade para a compra estava restrita aos trabalhadores com um vínculo laboral com a Medway há mais de três anos. A aquisição destas ações confere aos novos acionistas direitos como o recebimento de eventuais dividendos e a participação nas deliberações sociais da empresa, com direito a um voto por cada grupo de 100 ações detidas. A aprovação das condições para esta venda aos trabalhadores foi dada pelo Governo em Conselho de Ministros a 14 de dezembro de 2023.

Esta etapa final do processo de privatização habilita a Medway a avançar com uma parceria estratégica com a espanhola Renfe, para criar uma empresa ferroviária ibérica que irá explorar a atividade da Renfe Mercancias. A Medway, que pertence desde 2016 à MSC Rail, uma subsidiária da suíça Mediterranean Shipping Company (MSC), é a maior operadora de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, detendo uma quota de mercado de aproximadamente 90%.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image
Tribunal de Contas revela que Portos dos Açores executa 28contratos em 2024 correspondente a 422 milhões de euros, 54%dos quais reporta-se à construção do novo porto das Lajes das Flores

A auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à empresa Portos dos Açores, S.A. concluiu que esta investiu um total de 151,1 milhões de euros no triénio 2022-2024, financiamento esse assegurado por fundos comunitários (54,4 milhões de euros) e fundos regionais (30,3 milhões de euros), complementados por um empréstimo bancário de 60 milhões de euros, contraído […]

Source LogoCorreio dos Açores
categoryVer categoria completa