menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Trabalhadores da SATA acusam Governo Regional de desrespeito

Trabalhadores do grupo SATA, reunidos no movimento 'Somos Todos SATA', manifestaram-se em Ponta Delgada contra o que consideram ser 'desrespeito público' e 'desonestidade política' por parte de membros do Governo Regional dos Açores.
News ImageNews ImageNews Image

O movimento 'Somos Todos SATA', que representa cerca de dois mil trabalhadores através dos sindicatos e da Comissão de Trabalhadores, organizou uma concentração com perto de 150 pessoas junto à sede do grupo em Ponta Delgada. O porta-voz, João Pacheco, condenou o 'desrespeito público' e a 'desonestidade política' do vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, e do secretário das Finanças, Duarte Freitas, acusando-os de culpar os trabalhadores pelos maus resultados financeiros da empresa.

Os trabalhadores sentem-se 'achincalhados na praça pública' e manifestam um 'descontentamento generalizado' que se tem agravado com declarações sobre o futuro incerto da companhia.

Numa moção entregue ao conselho de administração e à Secretaria das Finanças, o movimento critica os governantes por não assumirem as consequências da 'nefasta gestão realizada nos últimos quatro anos' e da 'manifesta incompetência' na reestruturação do grupo SATA.

A contestação surge num momento em que decorrem as negociações para a privatização de 51% da Azores Airlines com o consórcio Newtou/MS Aviation, um processo que o executivo pretende concluir até ao final de setembro.

Anteriormente, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) já tinha exigido demissões e alertado para rotas internacionais deficitárias.

Os trabalhadores exigem que os gestores e responsáveis políticos 'reponham a verdade e assumam os resultados da sua própria gestão', propondo-se lutar pela recuperação da empresa.

Um plenário está agendado para 10 de outubro para decidir as futuras 'formas de luta'. A situação de tensão laboral coincide com a autorização, por parte do Governo Regional, de dois novos empréstimos à SATA Air Açores no valor total de 40 milhões de euros para apoio de tesouraria. A reestruturação da SATA ocorre no âmbito de uma ajuda estatal de 453,25 milhões de euros aprovada pela Comissão Europeia em junho de 2022.

Artigos

8

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa