
Greves Parciais no Metro de Lisboa em Setembro



Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa marcaram duas novas greves parciais para os dias 9 e 11 de setembro.
A decisão, anunciada por uma fonte sindical e comunicada pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), surge como resposta à “falta de respostas às suas reivindicações” por parte da administração da empresa.
A paralisação irá decorrer em horários distintos, afetando diferentes setores da operação.
Para os trabalhadores da operação, a greve está agendada das 05h00 às 10h00.
Já os funcionários do setor oficinal irão parar entre as 07h00 e as 12h00. Os trabalhadores dos setores fixos e administrativos terão um período de greve das 07h30 às 12h30, enquanto os serviços noturnos e de via serão afetados entre as 02h00 e as 07h00. A Fectrans lançou um ultimato à tutela e ao conselho de administração do Metropolitano, instando-os a “abrir o diálogo, com propostas concretas em tempo útil antes do início da greve”.
Caso contrário, as organizações sindicais ameaçam dar cumprimento à vontade expressa nos plenários de “endurecimento da luta”.
Apesar do aviso, o sindicato manifestou a sua “inteira disponibilidade” para participar em negociações em representação dos trabalhadores, apelando à unidade e determinação para o sucesso da sua “justa luta”.
O serviço do Metropolitano de Lisboa, que normalmente funciona entre as 06h30 e a 01h00, opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Agência admite "debilidades crónicas" na gestão do combate a incêndios
O presidente da agência integrada dos fogos rurais disse hoje que "há debilidades crónicas" na gestão do dispositivo de combate, avançando que este ano o sistema não conseguiu proteger as aldeias e gerir o fogo dentro das florestas.

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

Hipertensão afeta 2,5 milhões de adultos em Portugal, metade sem controlo
Cerca de 2,5 milhões de adultos portugueses sofriam de hipertensão em 2024, um número que representa 41% da população entre os 30 e 79 anos, sendo que cerca de metade não tem a condição controlada.

Chamadas policiais falsas: desconfie de telefonemas em inglês
Existem cada vez mais relatos de consumidores portugueses a receber telefonemas fraudulentos em que alegam tratar-se de uma autoridade policial oficial. Saiba como identificar este esquema de burla.