Tragédia em Tenerife: Ondas Gigantes Causam Mortos e Feridos Entre Turistas



A ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, foi palco de um dia trágico no passado sábado, quando a forte agitação marítima resultou em pelo menos três mortos e 15 feridos.
As vítimas, na sua maioria turistas, foram arrastadas por ondas gigantes que atingiram a costa em vários pontos da ilha, num total de quatro incidentes distintos. As autoridades das Canárias tinham emitido um alerta devido ao mau tempo e ao risco elevado nas zonas costeiras, com previsões de ondas que poderiam chegar aos quatro metros de altura.
Apesar dos avisos para que as pessoas se afastassem do mar, vários turistas ignoraram as recomendações, o que resultou em consequências fatais.
A tempestade foi apontada como a causa para o surgimento das ondas de grande dimensão. Num dos acontecimentos reportados, um grupo de seis turistas de nacionalidade francesa foi arrastado por uma onda. A situação manteve todo o arquipélago em estado de alerta, destacando os perigos associados a fenómenos costeiros extremos e a importância de respeitar os avisos das autoridades.
Artigos
5Mundo
Ver mais
O presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) considera "quase inevitável" que o aquecimento global ultrapasse o limite de 1,5 graus Celsius (°C) a curto prazo, uma meta estabelecida pelo Acordo de Paris em 2015.

Cerca de 200 combatentes do Hamas estão em túneis na parte da Faixa de Gaza ainda controlada por Israel.

O deputado social-democrata lituano Robertas Kaunas foi hoje nomeado ministro da Defesa, sucedendo a Dovile Sakaliene, que se demitiu em outubro, apontando "divergências de fundo" com a nova chefe do Governo, Inga Ruginiene.

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou hoje que é inconcebível realizar eleições livres e justas em Myanmar neste momento face às várias violações dos direitos humanos naquele país.







