menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Fraude com Criptomoedas na Europa

Uma operação transnacional coordenada pela Eurojust desmantelou um esquema de fraude com criptomoedas que, desde 2018, lesou mais de 100 vítimas em pelo menos 100 milhões de euros.
News ImageNews ImageNews Image

A Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal (Eurojust) anunciou o desmantelamento de uma organização criminosa responsável por um esquema de fraude e lavagem de dinheiro com criptomoedas, avaliado em, no mínimo, 100 milhões de euros. A operação resultou na detenção de cinco suspeitos, incluindo o alegado cérebro por detrás da fraude que operava desde 2018. O esquema fraudulento atraía investidores através de uma plataforma 'online' de aspeto profissional, que prometia retornos elevados em investimentos de diversas criptomoedas.

As vítimas provinham de vários países europeus, como Alemanha, França, Itália e Espanha.

Quando os investidores tentavam reaver o seu dinheiro, era-lhes solicitado o pagamento de taxas adicionais, após o qual o 'site' da plataforma desaparecia, resultando na perda total ou parcial dos montantes investidos. Grande parte do dinheiro obtido ilicitamente era branqueado através de contas bancárias na Lituânia.

A investigação, cuja coordenação foi solicitada por Portugal e Espanha, abrangeu um total de 23 países, entre os locais de residência das vítimas e os destinos para onde os fundos foram desviados.

O principal detido é suspeito dos crimes de fraude em larga escala e lavagem de dinheiro. Em Portugal, a operação contou com a participação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público, da Polícia Judiciária (PJ) e do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Artigos

16
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa