
Fraude com Criptomoedas na Europa



A Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal (Eurojust) anunciou o desmantelamento de uma organização criminosa responsável por um esquema de fraude e lavagem de dinheiro com criptomoedas, avaliado em, no mínimo, 100 milhões de euros. A operação resultou na detenção de cinco suspeitos, incluindo o alegado cérebro por detrás da fraude que operava desde 2018. O esquema fraudulento atraía investidores através de uma plataforma 'online' de aspeto profissional, que prometia retornos elevados em investimentos de diversas criptomoedas.
As vítimas provinham de vários países europeus, como Alemanha, França, Itália e Espanha.
Quando os investidores tentavam reaver o seu dinheiro, era-lhes solicitado o pagamento de taxas adicionais, após o qual o 'site' da plataforma desaparecia, resultando na perda total ou parcial dos montantes investidos. Grande parte do dinheiro obtido ilicitamente era branqueado através de contas bancárias na Lituânia.
A investigação, cuja coordenação foi solicitada por Portugal e Espanha, abrangeu um total de 23 países, entre os locais de residência das vítimas e os destinos para onde os fundos foram desviados.
O principal detido é suspeito dos crimes de fraude em larga escala e lavagem de dinheiro. Em Portugal, a operação contou com a participação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público, da Polícia Judiciária (PJ) e do Tribunal Central de Instrução Criminal.
Artigos
16















Economia
Ver mais
Governo "não abre nem fecha a porta" a rever trajetória do salário mínimo
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou hoje que o Governo "não abre nem fecha a porta" a rever a trajetória do salário mínimo nacional, que estipula que a retribuição mínima garantida suba para 920 euros em 2026.

Druni quer ter 25 lojas em Portugal até 2028
E até ao final do ano, a Druni prevê abrir até quatro lojas em território nacional.

PJ investiga indemnização da TAP a Alexandra Reis
A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje (23) buscas na sede da TAP, em Lisboa, no âmbito de um inquérito que investiga a indemnização de meio milhão de euros paga à ex-administradora Alexandra Reis. As diligências estenderam-se ainda a um escritório de advogados e à Secretária-geral do Governo, com pesquisas em equipamentos informáticos. A operação, baptizada […]

Pernod Ricard reforça posição no mercado e lidera categoria de licores cremosos em Portugal
A Pernod Ricard Portugal consolidou a sua posição de líder no mercado nacional de bebidas espirituosas, atingindo uma quota de 15,2% no ano fiscal de 2025 (julho de 2024 a junho de 2025).