Treinador do Besiktas Sergen Yalçin critica duramente Rafa Silva



O treinador do Besiktas, Sergen Yalçin, criticou publicamente e de forma veemente o avançado português Rafa Silva, afirmando que o seu nível de treino é “muito fraco” e que, numa escala de 0 a 10, lhe daria uma nota “zero”. As declarações surgiram após o jogo com o Rizespor, para o qual Rafa foi convocado mas não saiu do banco de suplentes, tendo sido assobiado pelos adeptos do clube turco quando o seu nome foi anunciado no estádio.
Yalçin descreveu a situação como uma “bomba” que lhe “explodiu nas mãos” e sublinhou que as portas da equipa não estão abertas para o jogador na sua condição atual.
Segundo o técnico, Rafa Silva apenas treina para cumprir o contrato e seria imprudente utilizá-lo nos jogos.
Estas críticas juntam-se às do presidente do clube, que acusou o jogador de se recusar a jogar e ameaçou afastá-lo até ao final do seu vínculo, a menos que surja uma proposta financeiramente adequada. Este conflito intensifica-se num momento em que se fala do interesse do Benfica, treinado por José Mourinho, em garantir o regresso do jogador.
A imprensa turca noticiou que o Besiktas estaria a preparar uma queixa na FIFA contra o clube português por uma alegada reunião secreta com Rafa, algo que vai contra os regulamentos.
No entanto, a informação foi desmentida pelo círculo próximo do avançado.
Apesar da tensão, é referido que as direções dos dois clubes mantêm uma boa relação.
Rafa Silva, de 32 anos, não joga desde 2 de novembro.
Recentemente, alegou uma dor nas costas para justificar a ausência dos treinos, mas os exames médicos do Besiktas não detetaram qualquer lesão.
As duras palavras do treinador foram também comentadas em Portugal, com Diamantino Miranda a questionar a coerência de Yalçin ao criticar o jogador e, ainda assim, convocá-lo para a partida.
















