menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

O treinador francês Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos

O futebol francês está de luto pela morte de Jean-Louis Gasset, o experiente treinador e figura icónica do Montpellier, que faleceu aos 72 anos. A notícia foi confirmada pelo clube ao qual esteve ligado durante grande parte da sua vida, como jogador e técnico.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O treinador francês Jean-Louis Gasset morreu esta sexta-feira aos 72 anos, poucos dias depois de ter celebrado o seu aniversário a 9 de dezembro.

A notícia foi anunciada pelo Montpellier, clube que representou durante quase toda a sua carreira como futebolista e que orientou como técnico principal por três ocasiões, a última das quais entre outubro de 2024 e abril de 2025. A sua ligação ao clube era profunda e familiar, sendo filho de Bernard Gasset, um dos fundadores do Montpellier ao lado de Louis Nicollin. No comunicado oficial, o Montpellier lamentou a perda de "uma das suas figuras mais emblemáticas", descrevendo a sua tristeza como "imensa".

O clube recordou o seu "sorriso, a sua voz inimitável e o seu sentido apurado da palavra", destacando ainda o seu profissionalismo, bondade e vontade de transmitir conhecimento.

A nota de pesar estendeu as condolências à sua família, nomeadamente à sua mãe Eliane, e aos seus filhos, Coralie e Robin, que atualmente é treinador-adjunto no clube.

Para além da sua marcante passagem pelo Montpellier, Gasset teve uma carreira rica no futebol.

Foi treinador principal de equipas como o Marselha, Saint-Étienne e Bordéus.

Um dos pontos altos da sua carreira foi a conquista da Taça das Nações Africanas (CAN) em 2023, ao comando da seleção da Costa do Marfim.

Durante muitos anos, desempenhou também funções de treinador-adjunto, nomeadamente ao lado de Laurent Blanc na seleção francesa e em clubes como o Paris Saint-Germain e o Espanyol. Michaël Delafosse, autarca de Montpellier, também reagiu à morte de Gasset, lamentando o falecimento de um "homem de grande inteligência e de profunda bondade". O autarca recordou que Gasset tinha saído da reforma há poucos meses para tentar salvar o clube de uma descida de divisão, reforçando o impacto da sua perda para a cidade.

Artigos

9
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones