
Três em cada cinco famílias na Europa temem o aumento das contas de eletricidade no inverno



A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma nova iniciativa designada "Autoestradas da Energia", com o objetivo de aumentar a interconexão elétrica na União Europeia e resolver estrangulamentos críticos na infraestrutura.
Esta medida visa beneficiar diretamente Portugal e Espanha, que se encontram isolados energeticamente do resto do bloco, com uma conectividade inferior a 3%. O comissário europeu da Energia, Dan Jørgensen, confirmou que as ligações para a Península Ibérica são uma prioridade máxima, argumentando que uma maior interconexão é essencial para baixar os preços e aumentar a segurança do abastecimento. A urgência da situação foi sublinhada pelo apagão que afetou a Península Ibérica em abril, o qual demonstrou a vulnerabilidade da rede.
Após o incidente, os governos de Portugal e Espanha solicitaram um "compromisso político e financeiro firme" da Comissão Europeia.
O executivo comunitário partilha desta visão e prepara-se para apresentar um plano de ação no outono.
A meta da UE, apoiada pelo Governo português, é atingir um nível de interconexão de, pelo menos, 15% até 2030. O avanço do projeto tem sido dificultado ao longo dos anos pelo ceticismo de França, mas o comissário Jørgensen mostrou-se confiante de que o governo francês reconhecerá os benefícios de um mercado interno de energia mais integrado.
Paralelamente, a preocupação com os custos da energia é crescente entre os cidadãos.
Um estudo da Otovo, que inquiriu mais de 3800 pessoas em dez países europeus, revelou que três em cada cinco famílias temem o aumento das contas de eletricidade no inverno.
Em Portugal, esta preocupação é ainda mais acentuada, atingindo 89% dos inquiridos.
O estudo indica que os utilizadores de energia solar sentem-se mais preparados para gerir estes custos.
Para fazer face aos custos, as famílias portuguesas demonstram um interesse crescente em soluções estruturais, como a instalação de painéis solares (68% dos não clientes) e o armazenamento em bateria (52%).
A principal motivação para a adoção de energia solar é a segurança financeira e a independência energética, superando as preocupações ambientais.
No entanto, persistem dúvidas sobre a eficiência dos painéis solares durante o inverno, mesmo num país com mais de 300 dias de sol por ano como Portugal.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Kamala critica recandidatura de "cansado" Biden e equipa do ex-presidente
A ex-candidata presidencial norte-americana Kamala Harris afirma ter sido "imprudente" os democratas deixarem a cargo do "cansado" Joe Biden a decisão de recandidatura em 2024 e denunciou a equipa do ex-presidente por rebaixá-la.

Momento de silêncio no Congresso por morte de Kirk interrompido por discussão
Um momento de silêncio no plenário da Câmara dos Representantes dos EUA, em homenagem ao ativista conservador Charlie Kirk que morreu hoje após ser baleado num evento universitário, foi interrompido após republicanos contestarem democratas.

Lecornu promete roturas para acabar com a crise política em França
O novo primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, prometeu hoje ruturas, antes de enfrentar a difícil tarefa de formar um governo para quebrar o impasse político do país, afetado pelos protestos contra a austeridade fiscal e a desigualdade.
