
Vaga de Incêndios Rurais em Portugal



Vários incêndios rurais deflagraram em Portugal em meados de agosto de 2025, com particular incidência nas regiões Centro e Norte do país. Um dos maiores focos teve início na madrugada de 13 de agosto perto da aldeia do Piódão, no concelho de Arganil, tendo consumido mais de cinco mil hectares e forçado a evacuação de cerca de 150 pessoas.
Este incêndio, que mobilizou 858 bombeiros e 280 meios terrestres, alastrou no dia seguinte ao concelho da Pampilhosa da Serra. No distrito da Guarda, um outro incêndio em Trancoso continua ativo, com o combate a ser dificultado pelo vento e pela falta de acessos.
Foi também registado um fogo de menores dimensões num terreno baldio em São Martinho, Funchal, que foi rapidamente extinto. Os bombeiros no terreno enfrentam condições de extremo perigo, que resultaram em acidentes e situações de risco elevado. Em Macedo de Cavaleiros, três operacionais ficaram feridos no dia 13 de agosto, quando a viatura de combate em que seguiam se despistou e tombou devido ao facto de o terreno ter cedido num caminho rural. Os bombeiros, que regressavam de uma missão de combate a um fogo já dominado, foram transportados para unidades hospitalares com ferimentos de gravidade variável. Noutro ponto do país, em Tabuaço, bombeiros de Vila Franca de Xira e Alhandra viveram momentos de grande aflição ao ficarem cercados pelas chamas, conseguindo escapar ilesos e salvar os seus veículos. Apesar das adversidades, registam-se gestos de solidariedade para com os operacionais. No concelho da Guarda, uma unidade de turismo rural, o Matias Nature Village, disponibilizou as suas instalações para que os bombeiros possam descansar. Em Trancoso, a população local tem auxiliado os bombeiros no combate às chamas.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.