Projeto 'Respirar Fundo': Escolas Portuguesas Tornam-se Sentinelas da Qualidade do Ar



A associação Bora Ambientar lançou o projeto “Respirar Fundo”, distribuindo equipamentos de monitorização da qualidade do ar por treze escolas de todo o país, desde Sesimbra a Ponte de Lima.
A iniciativa, que abrange o ano letivo 2025/2026, tem como objetivo alertar a comunidade escolar e as autarquias para os perigos dos poluentes atmosféricos em diversos ambientes, sejam eles urbanos, rurais ou industriais.
Entre os municípios envolvidos estão Barcelos, Ponte de Lima, Guimarães, Póvoa de Varzim, Gaia, Ílhavo, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa e Sintra.
O projeto conta com duas estações profissionais que medirão, em tempo real, a concentração de poluentes como partículas em suspensão, dióxido de azoto e ozono troposférico. Estes equipamentos serão instalados à entrada de cada escola participante por um período de três a quatro semanas, de forma rotativa. Os dados recolhidos serão acessíveis em tempo real pelas escolas e juntas de freguesia, sendo posteriormente analisados pelo Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. João Luís, um dos coordenadores, expressou confiança de que os dados permitirão associar a poluição a fontes específicas, como o tráfego, as queimadas ou a proximidade de zonas industriais.
Para envolver diretamente os alunos, com especial foco nos 8.º, 9.º e 10.º anos, o projeto doou a cada escola uma estação meteorológica.
Este equipamento monitoriza indicadores como temperatura, humidade e velocidade do vento, além de fornecer o índice de qualidade do ar local.
O “Respirar Fundo” inclui ainda atividades pedagógicas sobre poluição, alterações climáticas e mobilidade sustentável, formação online e um desafio para os alunos criarem episódios para a série “Bora Ambientar”.
A iniciativa é cofinanciada pela União Europeia através do projeto NOPLANETB – AMI.












