
Tribunal dos EUA iliba José Neves e ex-gestores da Farfetch



Um tribunal federal dos Estados Unidos decidiu a favor de José Neves, fundador da Farfetch, e dos ex-executivos Stephanie Phair e Elliot Jordan, num processo judicial que os acusava de fornecer informações falsas ou enganosas. O juiz Edgardo Ramos, do tribunal distrital para o distrito sul de Nova Iorque, determinou que as alegações dos investidores careciam de fundamento, dando razão à contestação da antiga equipa de gestão e ordenando o encerramento do caso na fase de instrução, o que significa que não seguirá para julgamento. A ação coletiva foi movida em 2023 por um grupo de acionistas que alegava ter sofrido prejuízos significativos. Segundo os queixosos, a gestão da Farfetch, após uma oferta pública inicial em 2018 que avaliou a empresa em oito mil milhões de dólares, teria enganado o mercado sobre a saúde financeira e a desaceleração do crescimento da empresa a partir de fevereiro de 2022. As alegações incluíam a divulgação de informações com "distorções generalizadas e materiais" e a má gestão de aquisições avultadas.
As revelações sobre a real situação financeira da empresa, no segundo semestre de 2023, terão provocado quedas abruptas no valor das ações.
Na sua decisão, o juiz considerou que os investidores se envolveram numa "argumentação confusa", não conseguindo especificar as declarações supostamente falsas nem apresentar provas que sustentassem uma acusação de fraude. O tribunal salientou que o otimismo expresso pelos gestores ou as projeções financeiras que não se concretizaram — culminando no colapso da empresa e venda à Coupang — não constituem fraude se a informação tiver sido avançada de boa-fé.
Apesar do desfecho favorável a José Neves, o juiz concedeu aos queixosos a possibilidade de apresentarem uma nova queixa.
Artigos
5




Economia
Ver mais
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (ISCMS), enquanto devedora submeteu-se a um Processo Especial de Revitalização, não concordou com a lista provisória de credores e impugnou a mesma. O tribunal considerou a mesma como extemporânea. ISCMS recorreu para a Relação e foi-lhe dada razão. O conteúdo Serpa: Irmandade ganha recurso sobre a impugnação da lista provisória de credores. aparece primeiro em Lidador Noticias.

A Champagne Bollinger e a Aston Martin estão empenhadas no consumo responsável de álcool e defendem que ninguém deve beber e conduzir. O conteúdo DOIS ÍCONES CRIARAM NOVA PARCERIA aparece primeiro em 24Horas.

Segundo Descalzi, Moçambique "está também a posicionar-se na transição energética" global

Que sistema é este, afinal? Quando a fusão de interesses entre elites económicas e políticas já nem é disfarçada, mas celebrada, fará ainda sentido chamá-lo de “capitalismo”?