
Listas do Chega rejeitadas em Rio Maior e Montemor-o-Velho



O Tribunal Constitucional (TC) confirmou a rejeição das listas do Chega aos órgãos autárquicos de Rio Maior, uma decisão que impede o partido de concorrer no concelho nas eleições de 12 de outubro. A exclusão, inicialmente determinada pelo Tribunal de Rio Maior, abrangeu as candidaturas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia devido a múltiplas irregularidades na documentação.
O partido não entregou os documentos corrigidos dentro do prazo estipulado.
Entre os problemas detetados em Rio Maior estavam a falta de documentação necessária para uma candidata de nacionalidade brasileira, incluindo a certidão de não privação de capacidade eleitoral no seu país de origem e uma autorização de residência válida. Além disso, não foram juntas as certidões de eleitor de nenhum dos candidatos à Assembleia Municipal e faltavam declarações de aceitação de candidatura. O Chega recorreu para o TC alegando "justo impedimento", argumentando que uma junta de freguesia esteve encerrada, o que atrasou a recolha de documentos. O TC indeferiu o recurso, considerando que nem todas as falhas dependiam da junta de freguesia e que a justificação não cobria o atraso na entrega de documentos pessoais.
Situação semelhante ocorreu em Montemor-o-Velho, onde o tribunal local recusou cinco listas do Chega, incluindo as candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal, bem como a três assembleias de freguesia.
O partido também recorreu desta decisão para o Tribunal Constitucional, encontrando-se a aguardar uma deliberação.
O mandatário das listas, Lucílio Cavaleiro, classificou o caso como sendo de natureza "política" e não de "justiça", alegando que o partido entregou os documentos solicitados, mas que poderá ter havido desorganização por parte do tribunal, que não os terá localizado ou anexado corretamente aos processos.
Artigos
5




Política
Ver mais
Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco
O conteúdo Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco aparece primeiro em AlbiNotícias.

Candidato do PS atropela e persegue residente descontente do Barreiro
Nas imagens, o candidato, que estará dentro de uma carrinha branca, é abordado por um cidadão na rua que parece estar descontente, mas a interação não é longa. A carrinha faz marcha durante uns segundos e depois volta a arrancar, atingindo o cidadão na lateral do seu corpo.

Marcelo: "Reconhecimento do Estado da Palestina é reconhecimento da própria paz. Amanhã teria sido tarde de mais"
Em nome de Portugal, o Presidente da República saudou "os compromissos sem precedentes assumidos pela Autoridade Palestiniana no contexto da Declaração de Nova Iorque".

As polémicas do ministro-sombra das Finanças de Ventura
Rui Teixeira Santos é um dos nomes anunciados por Ventura para o governo sombra do Chega