Disputa Eleitoral em Lisboa: Tribunal Constitucional Rejeita Recurso do Chega e Mantém Recontagem de Votos



O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso apresentado pelo Chega contra um acórdão anterior que determinava a recontagem dos votos numa secção de voto em Lisboa. Os juízes do Palácio Ratton, em plenário, consideraram o recurso “legalmente inadmissível” e a pretensão “manifestamente infundada”, o que remove o efeito suspensivo e permite que a recontagem avance.
A disputa tem origem nos resultados das eleições autárquicas de 12 de outubro para a Câmara Municipal de Lisboa. Na sequência de um recurso da CDU, o TC tinha ordenado a recontagem dos votos na secção n.º 28 da freguesia de São Domingos de Benfica. Adicionalmente, o mesmo acórdão validou um voto nulo a favor da CDU e declarou nulo um voto que tinha sido atribuído ao Chega, decisões que reduziram a vantagem do Chega para apenas um voto. Inconformado, o Chega recorreu desta decisão, argumentando que a validação do voto para a CDU era “errada e revela uma certa parcialidade”.
O partido fundamentou o seu recurso na necessidade de “uniformização da jurisprudência”, alegando que o acórdão violava princípios e decisões anteriores do próprio TC e que a sua não aceitação resultaria numa aplicação não uniforme da lei. O partido pediu, por isso, a anulação da decisão e a reposição do resultado da ata de apuramento geral.
A CDU foi a única entidade a responder à notificação do TC, pronunciando-se pela rejeição do recurso. O TC deliberou que o recurso do Chega não cumpria os pressupostos legais, uma vez que o acórdão original foi proferido pelo plenário do Tribunal Constitucional, que integra todos os juízes.
Como tal, um recurso para o mesmo colégio pleno “falece de fundamento material”.
A diferença de votos entre o Chega e a CDU é crucial, pois determinará a atribuição de vereadores.
O partido que ficar à frente elege dois mandatos, enquanto o outro consegue apenas um. Se os resultados atuais se confirmarem, o Chega será a terceira força política e a CDU perderá um dos dois vereadores que elegeu em 2021.
Artigos
9Política
Ver mais
Órgãos autárquicos formalmente instalados para o quadriénio 2025-2029. O Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares foi o local escolhido para a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para o quadriénio de 2025 a 2029. Cumprindo as disposições legais, e perante uma ‘casa cheia’, o presidente cessante da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, presidiu […]

José Sócrates ficou sem defesa em tribunal. Pedro Delille, advogado que representava o antigo primeiro-ministro no processo da Operação Marquês, renunciou esta terça-feira ao mandato, obrigando o coletivo de juízes a nomear um defensor oficioso para assegurar a continuidade do julgamento. A informação foi confirmada pelo Tribunal Central Criminal de Lisboa, que recebeu durante a […] O conteúdo Advogado de José Sócrates renuncia à defesa no julgamento da Operação Marquês aparece primeiro em Semanário VOX.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As rendas no Alentejo aumentaram 16,1% em outubro de 2025 face ao mesmo mês do ano anterior, registando a maior subida regional do país. Os dados são do índice de preços do idealista, que coloca o valor médio da habitação para arrendamento na região nos 11,5 euros por metro quadrado. Entre os distritos alentejanos, Beja […] O Artigo Rendas no Alentejo aumentam 16,1% em outubro, a maior subida do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

No I Congresso de Psicologia e Ciências da Saúde da Universidade Europeia, especialistas sublinharam que a IA deve amplificar a qualidade dos cuidados, nunca substituir a relação humana. Alertaram para dilemas éticos e a necessidade de supervisão







