
Aposta da Europa na Energia Nuclear e na Indústria Automóvel



A União Europeia (UE) sinalizou uma mudança estratégica significativa na sua política energética e industrial.
A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, anunciou um plano assente em três pilares: a aposta na energia nuclear, a produção de carros elétricos pequenos e acessíveis, e o fabrico europeu de baterias.
O objetivo é baixar o custo de vida e reforçar a competitividade do continente, garantindo que o futuro da indústria seja "feito na Europa".
No seu discurso sobre o Estado da União, Von der Leyen destacou a energia nuclear como um elemento central para a independência energética da Europa, descrevendo-a como a "energia principal" para garantir preços acessíveis e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis russos. Esta viragem política foi reforçada no mesmo dia por uma decisão do Tribunal Geral da UE, que rejeitou um recurso da Áustria e confirmou a classificação da energia nuclear e do gás natural como investimentos "sustentáveis" sob certas condições. O tribunal validou a abordagem da Comissão, que considera estas energias como de transição, essenciais para mitigar as alterações climáticas na ausência de alternativas hipocarbónicas suficientes.
O segundo pilar da estratégia foca-se na indústria automóvel, com o anúncio da "Small Affordable Cars Initiative".
Este programa visa incentivar a produção na Europa de carros elétricos pequenos e acessíveis, apelidados de "E-cars" – (e)cológicos, (e)conómicos e (e)uropeus. A iniciativa surge como uma resposta direta à ofensiva de veículos elétricos baratos provenientes da China e à drástica redução na venda de carros abaixo dos 15 mil euros na UE, que caíram de mais de um milhão em 2019 para menos de 100 mil atualmente. Para apoiar esta visão, a Comissão Europeia lançará o "Battery Booster Package", um pacote de 1,8 mil milhões de euros destinado a reforçar a produção de baterias no continente, um setor considerado chave para a independência tecnológica. Esta medida, juntamente com a promoção de um critério "Fabricado na Europa" para contratos públicos e a aposta numa economia circular, visa garantir que a economia europeia dependa cada vez menos de importações.
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