
Guerra de Acusações entre Tribunal de Contas, INEM e Gulf Med



O Tribunal de Contas (TdC) rejeitou o ajuste direto celebrado entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a empresa Gulf Med para a contratação de helicópteros de emergência, considerando o contrato nulo.
A decisão surge após o INEM ter recorrido a 18 ajustes diretos nos últimos dez anos.
No seu acórdão, o TdC acusa a empresa sediada em Malta de atuar com "má-fé" durante todo o processo, imputando-lhe a responsabilidade total pelos atrasos que impediram o início da operação do contrato principal, adjudicado por concurso público, na data prevista de 1 de julho. Segundo os juízes, a comunicação da Gulf Med a 13 de junho, informando da sua incapacidade de cumprir o contrato, foi "totalmente imprevisível" para o INEM. Consequentemente, o Tribunal determinou que o INEM deve exigir uma indemnização à Gulf Med pelo incumprimento, cujas penalizações poderão ascender a mais de 20 milhões de euros. A Gulf Med Aviation Services refuta veementemente as acusações, lamentando não lhe ter sido concedido o direito de defesa e considerando a atuação do TdC uma "violação flagrante dos direitos fundamentais".
A empresa ameaça acionar "todos os mecanismos legais disponíveis", incluindo uma ação de responsabilidade civil contra o Estado português, para reparar os danos causados à sua reputação.
A companhia alega que comunicou atempadamente os constrangimentos técnicos, relacionados com regulamentos europeus de segurança aeronáutica, que a impediram de cumprir o contrato principal. Na sua defesa, a Gulf Med afirma ter "salvo o serviço de emergência médica português" ao ser a única entidade disponível para assegurar um contrato transitório, evitando que o país ficasse sem meios aéreos. A empresa sublinha ainda que a sua proposta no concurso público representou uma poupança de cerca de 14 milhões de euros para o Estado em comparação com o operador anterior.
Perante o chumbo do TdC, o INEM já anunciou que vai recorrer da decisão.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Um homem de 85 anos ficou gravemente ferido na sequência do despiste de um trator agrícola em Barroca do Lobo (Ferro), no concelho da Covilhã. O alerta para a ocorrência soou às 10h21 e a vítima foi transportada para o Hospital da Covilhã. No local, a prestar auxílio, estiveram os Bombeiros, a GNR e a […] O conteúdo Acidente no concelho da Covilhã aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O número de imigrantes em Portugal, no final de 2024, era de cerca de 1,54 milhões, a residir legalmente no País, de acordo com os dados oficiais da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). O número deverá ultrapassar 1,6 milhões após a conclusão dos processos de regularização em curso. Este valor é uma […] O conteúdo TODOS OS NÚMEROS DOS IMIGRANTES EM PORTUGAL aparece primeiro em 24Horas.

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continua a enfrentar problemas gravíssimos na gestão de passageiros. Imagens captadas pelo 24Horas, na manhã deste sábado, dia 18, mostram filas extensas na área de controlo de passaportes, dificultando tanto a entrada como a saída de turistas. O cenário retratado evidencia o impacto das longas esperas, especialmente durante os […] O conteúdo O VÍDEO FALA POR SI: CONTINUA A VERGONHA NO AEROPORTO DE LISBOA aparece primeiro em 24Horas.
