
Com Bolsonaro mais 'apertado', vizinhos "no olho do furacão". Que dizem?



O julgamento do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, agendado para começar na próxima terça-feira, está a gerar um interesse público sem precedentes.
Bolsonaro é acusado, juntamente com outros sete réus, de ter planeado um golpe de Estado após a sua derrota nas eleições presidenciais de 2022.
O processo decorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF), que anunciou ter recebido 3.357 pedidos de credenciamento para assistir presencialmente às sessões. Devido à capacidade limitada, o tribunal já informou que a grande maioria destes pedidos terá de ser recusada.
Paralelamente ao julgamento, a situação política da família Bolsonaro continua a ser notícia.
O filho do ex-Presidente, Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal por São Paulo, encontra-se nos Estados Unidos e solicitou autorização para exercer o seu mandato à distância.
Num ofício enviado à Câmara dos Deputados, alega estar a realizar "diplomacia parlamentar" e justifica o seu pedido com o que descreve como "perseguições políticas" por parte do STF.
Eduardo Bolsonaro, que é acusado de obstrução à justiça no mesmo processo do pai, invocou o precedente do trabalho remoto durante a pandemia de covid-19. Caso não regresse ao Brasil, arrisca a cassação do mandato por exceder o limite de faltas permitido.
O caso transcendeu as fronteiras brasileiras, provocando reações internacionais.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas adicionais de 50% sobre produtos, justificando a medida com motivos políticos.
Entre as razões evocadas por Trump está uma "alegada perseguição judicial" contra Jair Bolsonaro.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência