menulogo
Notícias Agora
user
Close

Trump manda retirar proteção dos Serviços Secretos a Kamala Harris

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou a proteção dos Serviços Secretos à ex-vice-presidente Kamala Harris, uma decisão que anula uma diretiva do seu antecessor, Joe Biden, e que está a ser descrita como um ato de retaliação política.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou a retirada da proteção policial de que beneficiava a ex-vice-presidente Kamala Harris. A decisão, confirmada tanto pela Casa Branca como pela comitiva da ex-candidata presidencial democrata, foi comunicada a Harris através de uma carta datada de quinta-feira, estipulando que o fim da proteção adicional entrará em vigor a partir de 1 de setembro. A legislação do Congresso norte-americano prevê um período de proteção de seis meses para ex-vice-presidentes após o término do seu mandato. No entanto, antes de deixar o cargo, o ex-presidente Joe Biden assinou uma diretiva secreta que prolongava este prazo para 18 meses no caso específico de Kamala Harris.

A recente ordem de Donald Trump anula diretamente essa prorrogação, cessando a proteção muito antes do previsto pela administração anterior. A medida foi recebida com críticas e é considerada por alguns como "mais um ato de vingança", inserindo-se numa "longa lista de retaliações políticas na forma de demissões, revogação de autorizações de segurança e muito mais". A decisão surge também num momento significativo, a poucas semanas do lançamento das memórias de Kamala Harris, intituladas "107 Dias", agendado para 23 de setembro.

Artigos

18
Ver mais▼
categoryVer categoria completa