Donald Trump anuncia nova classe de navios de guerra com o seu nome



Numa conferência de imprensa na sua residência de Mar-a-Lago, na Florida, o Presidente norte-americano Donald Trump anunciou a criação de uma nova frota de navios de guerra que será designada "classe Trump". Acompanhado pelo secretário da Defesa, Pete Hegseth, pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo secretário da Marinha, John Phelan, Trump declarou que estes navios serão "os melhores do mundo", "os mais rápidos, os maiores e de longe cem vezes mais poderosos" do que quaisquer outros existentes. O plano prevê o início imediato da construção dos dois primeiros navios, descritos como "couraçados", no estado da Florida, com a previsão de mais 25 unidades no futuro.
Esta iniciativa faz parte do que Trump apelidou de "frota dourada". As imagens 3D divulgadas do projeto mostram um navio semelhante a um cruzador, equipado com pelo menos uma arma a laser, lançadores de mísseis e um emblema no casco com uma imagem de Trump a levantar o punho. A decisão de atribuir o nome de um Presidente em exercício a uma classe de navios é considerada extremamente invulgar. Esta não é a primeira vez que Trump associa o seu nome a equipamento militar, tendo anunciado em março que o novo caça de sexta geração seria batizado F-47 em sua homenagem, como 47.º Presidente dos EUA. A nova ordem presidencial visa revitalizar a indústria naval norte-americana e expandir a capacidade de construção de embarcações militares, numa altura de preocupações com o atraso dos EUA em relação a rivais como a China.
Trump aproveitou a ocasião para criticar os atuais empreiteiros da Marinha, afirmando que "não estão a fazer um bom trabalho".
Durante o anúncio, Trump também dirigiu um aviso ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

















