
Trump anuncia que ataque dos EUA dirigido "a narcoterroristas do Tren de Aragua" provocou 11 mortos



O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na sua rede social, Truth Social, que as Forças Armadas dos EUA realizaram um "ataque cinético" em águas internacionais contra um barco que transportava narcóticos para os Estados Unidos.
A operação, na área de responsabilidade do SOUTHCOM, resultou na morte de 11 indivíduos, identificados por Washington como "narcoterroristas" do grupo Tren de Aragua (TDA), que Trump descreveu como uma organização terrorista a operar sob o controlo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
O ataque foi confirmado por Trump numa conferência de imprensa, onde afirmou: "Literalmente destruímos um barco".
Em resposta, o governo venezuelano refutou a veracidade do ataque.
O ministro das Comunicações e da Informação, Freddy Ñáñez, declarou que o vídeo do incidente, partilhado por Trump, é falso e foi criado com recurso a Inteligência Artificial (IA), citando uma análise do assistente Gemini da Google para suportar a sua alegação.
Ñáñez acusou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, de ter enganado o presidente Trump com estas imagens. O presidente Nicolás Maduro acusou os Estados Unidos de usarem o combate ao narcotráfico como pretexto para posicionar navios de guerra perto da Venezuela, afirmando que o verdadeiro objetivo é apoderar-se dos recursos naturais do país, como petróleo, gás e ouro. Maduro já tinha advertido que a Venezuela responderia com uma "luta armada" em caso de agressão militar por parte dos EUA.
O incidente ocorre num contexto de elevada tensão, com Washington a mobilizar mais de quatro mil militares, navios e aeronaves para a região das Caraíbas.
Perante a escalada, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou a ambos os países para que "resolvam as diferenças por meios pacíficos".
Artigos
8







Mundo
Ver mais
EUA sancionam entidades ligadas a burlas cibernéticas no sudeste asiático
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) aplicou sanções a indivíduos e entidades ligados a centros de burlas cibernéticas no sudeste asiático, anunciou hoje o departamento em comunicado.

Sismo de magnitude 5,2 sentido em Atenas
O sismo foi sentido durante a madrugada de terça-feira, em Atenas, na Grécia (noite de segunda-feira em Portugal). O epicentro ocorreu ao largo da ilha Evia e, até ao momento, não há registo de danos ou feridos.

Octogenário burlado em 900 euros por falso mecânico em Barcelona
O homem de 80 anos estava parado num semáforo quando foi abordado por três homens, em momentos diferentes, que lhe disseram que tinha um problema na roda do carro e que se não o arranjasse poderia ter uma acidente.

Estónia convoca representante russo após violação do seu espaço aéreo
A Estónia convocou hoje o encarregado de negócios da Embaixada da Rússia para protestar contra a violação do seu espaço aéreo por um helicóptero russo no dia anterior, anunciou a diplomacia de Talin. No domingo, a aeronave MI-8 entrou no espaço aéreo estónio perto da Ilha de Vaindloo, no Golfo da Finlândia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia considerou que se tratou de "mais um incidente grave e lamentável", envolvendo uma violação aérea do seu país, membro da União Europeia e da N